Métodos 5 s

Páginas: 11 (2566 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2011
1. BOAS PRATICAS DE FABRICAÇÃO
A maioria dos consumidores vem, dia após dia, se conscientizando de seus direitos com relação à aquisição de produtos ou serviços. Esses direitos são garantidos por uma lei: o Código de Defesa do Consumidor. Essa lei trata dos direitos básicos do consumidor, encontrando-se entre algumas de suas definições, a proteção de sua vida, saúde e segurança contra riscoscausados por produtos considerados perigosos, e a efetiva prevenção e reparação de danos por eles causados.
As Boas Práticas de Fabricação (BPF) são procedimentos necessários para garantir a qualidade sanitária dos alimentos. A adoção das BPF representa uma das mais importantes ferramentas para o alcance de níveis adequados de segurança alimentar e, com isso, a garantia da qualidade do produtofinal.
Além da redução de riscos, as BPF também possibilita um ambiente de trabalho mais eficiente e satisfatório, otimizando todo o processo produtivo. O efeito geral da adoção das BPF é a redução de custos de um processo em sua concepção mais ampla. A implementação de ações para assegurar a qualidade exige largas doses de comprometimento e envolvimento de todo o pessoal, relacionado ao processoprodutivo, incluindo setores de administração e apoio, em absolutamente todos os escalões da corporação.
As empresas têm utilizado diversos instrumentos para atingir seus objetivos referentes à qualidade. A associação adequada desses instrumentos possibilita aperfeiçoar os processos de modo a garantir a qualidade dos produtos. O consumo de alimentos está diretamente relacionado à suascaracterísticas sensoriais e nutritivas, as quais só podem ser integralmente expressas se associadas a perfis intrínsecos de segurança química, física e biológica adequados.
O alimento seguro para o consumo é aquele que não oferece riscos significativos de promover qualquer alteração deletéria nos mecanismos fisiológicos do consumidor, que representa maioria significativa de uma população.
O BPF é compostopor um conjunto de normas referentes ao processo e procedimentos corretos que devem ser seguida na preparação, industrialização, armazenamento e transporte de alimentos, com o objetivo principal de evitar a contaminação do alimento, abrangendo os aspectos sanitários, como a prevenção de pragas (insetos, roedores), a manutenção de higiene das instalações industriais e também os cuidados especiais norecebimento, estocagem e manuseio de matérias-primas e alimentos.
A empresa na qual realizo meu estagio é um Centro de Distribuição e Vendas, não havendo produção, a maior preocupação é com recebimento de mercadorias e estocagem.
1.1. Meio Ambiente
O meio ambiente se refere à construção e seu layout, a localização da edificação, envolvendo ainda o fluxo do processo e de pessoas, tipo estrutura,pisos, paredes e outras facilidades necessárias para o funcionamento da unidade produtora, de modo adequado às necessidades exigidas para o processo escolhido.
1.2. Recebimento
O processo de recebimento é a primeira etapa de controle higiênico – sanitário no estabelecimento e deve ser constituído por atividades de conferencia da qualidade do produto alimentar recebido, como o prazo de validade.A atividade de recebimento exige a observação de alguns critérios higiênicos – sanitária tais como adequação da área física, controle de qualidade de produtos e suas condições de entrega, higienização das áreas de recebimento (Arruda ET AL, 1996).
O recebimento de mercadorias deve ser feito em plataformas de descarga, que deverá situar-se em áreas externas do prédio, próximas a estocagem, e serde fácil acesso aos fornecedores. Deve ser promovida de rampas além de uma marquise para proteção de mercadorias na hora da entrega.
A área deve ser mantida livre e limpa para a adequada conferencia e acondicionamento dos produtos recebidos e obedecerá aos seguintes critérios:
• Deve estar localizada em local amplo, ventilado e iluminado;
• É importante que haja plataformas de recebimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Segurança do Trabalho
  • 5 s Metodologia dos 5 S
  • Os 5 S
  • Os 5 "S"
  • OS 5 S
  • Os 5 s
  • OS 5'S
  • os 5 s

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!