Método sueco de ginástica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 7 (1506 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
MÉTODO SUECO DE GINÁSTICA











SUMÁRIO

· INTRODUÇÃO
· QUADRO HISTÓRICO E POLÍTICO
· QUADRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECÍFICA
· CARACTERISTICAS
· Princípios da ginástica sueca
· Contribuições
· PERCURSORES
· OBJETIVO
· ESTRUTURA DE AULA
· CONCLUSÃO
· BIBLIOGRAFIA












1.INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como conteúdo aGinástica Sueca, abordando suas informações históricas, as características, os objetivos, os benefícios, os métodos e procedimentos que são utilizados para efetuar os exercícios e a contribuições que essa escola de ginástica traz para a sociedade. O método sueco de ginástica será detalhado e explicado para que possam adquirir o complexo conhecimento sobre o assunto.2.QUADRO HISTÓRICO E POLÍTICO

O idealizador do sistema sueco de ginástica foi Per Henrik Ling (1776-1839), nascido na cidade de Lyunga, na Suécia. Ling, como era conhecido, era poeta e escritor. Sua relação com a Educação Física surgiu primeiramente com Lund, quando solicitou e obteve autorização para auxiliar a ginástica no seu curso de esgrima.
Em 1807, por influência de Ling, ogoverno sueco solicitou para cada estabelecimento de ensino um local para exercícios físicos e a nomeação de um professor especial para ensinar o trepar, o salto, o volteio, a natação, etc.
Ling tinha como plano uma reforma na Educação Física nacional, foi quando em 1812, ele enviou para o governo um pedido para realizar seu plano de mudanças, o que foi negado. Confiante de suas ideias enviounovamente outro requerimento, só que dessa vez para o rei, até que então foi apoiado pelo Alto Comitê para melhorar a educação e a instrução na Suécia. Conseguiu criar, com o apoio de Carlos XIII, o Instituto Real de Ginástica, pedra fundamental de toda obra educativa e científica dos professores de ginástica sueca.
Além de melhorar a educação das crianças suecas, o método sueco era voltado para eliminaros vícios da sociedade, entre os quais, o alcoolismo. Visava também o fortalecimento do corpo e a correção dos “defeitos” físicos, a regeneração do povo e a preservação da paz. Esse método se colocava como instrumento capaz de criar indivíduos fortes e livres de vícios, por isso servia para preparar os soldados para a guerra, e os bons operários para o trabalho, já que na época a Suécia estava noinício do seu processo de industrialização, ou seja, criaria os indivíduos necessários pois seriam úteis a produção e à pátria.


3.QUADRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECÍFICA

Segundo Ling, o criador da Ginástica Sueca, a mesma dividia-se em quatro partes de acordo com os diferentes fins visados:
Ginástica pedagógica ou educativa- com o objetivo de assegurar a saúde, evitando vícios ou defeitosposturais e enfermidades, desenvolvendo normalmente o individuo.
Ginástica militar- Baseada na parte pedagógica, à qual acrescentam os exercícios caracteristicamente militares, como o tiro e o esgrima, tem como objetivo preparar o guerreiro para colocar fora de combate o adversário.
Ginástica médica e ortopédica- Ainda baseada na primeira, visa por intermédio de certos movimentos especiais paracada caso, eliminar vícios ou defeitos posturais e curar certas enfermidades.
Ginástica estética- Também aproveitando os movimentos da ginástica pedagógica, procura desenvolver harmonicamente o organismo, completada por atividades que dão graça e beleza ao corpo, como a dança e certos movimentos suaves.
Os movimentos podem ser classificados sob três aspectos:
I – Pelos seus efeitos sobre odesenvolvimento normal dos órgãos.
II – Pelos seus efeitos corretivos.
III – Pelo grau de dificuldade ( da simplicidade à complexidade).
Em todos os movimentos há três partes inconfundíveis:
· Posição inicial ou de partida
· A execução do movimento
· A atitude final
A lição do método sueco (o antigo) compreendia três partes:
· Exercícios de ordem e de marcha
· Movimentos...
tracking img