Método halliwick

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1429 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE PAULISTA
UNIP

MÉTODO HALLIWICK

Osasco
2002
HALLIWICK

Método Halliwick Desenvolvido por James Mc Millan em 1949 na Halliwick escola para garotas em Londres com a proposta inicial de auxiliar pessoas com problemas físicos a se tornarem mais independentes para nadar. A ênfase inicial do método era recreacional com o objetivo de independência na água.

Com o decorrer dosanos, Mc Millan manteve a sua proposta original e adicional outras técnicas a este método. Recentemente estas técnicas estão sendo usadas por muitos terapeutas para tratar crianças e adultos com enfermidades neurológicas, na Europa e EUA. O Método Halliwick enfatiza as habilidades dos pacientes na água e não suas limitações.

Filosofia:

1 - Ensinar: "felicidade de se estar na água";

2 -Tratar os alunos pelo primeiro nome;

3 - Dar ênfase na habilidade não na deficiência;

4 - Dar ênfase no prazer, colocando atividades em forma de jogos;

5 - Trabalhar em grupo, de forma que os nadadores se encorajem uns aos outros.

O conceito Halliwick é constituído pelo Programa de Dez Pontos, relacionado com o processo de aprendizagem psicomotora, ajuste mental, restauração do equilíbrio,inibição e facilitação, ou seja, o paciente deve acostumar-se com o meio (ajuste mental), aprender a equilibrar-se nele; e, para isso, em geral são utilizados movimentos amplos de extremidades (restauração do equilíbrio), posteriormente inibidos (inibição) para facilitar movimentos funcionais (facilitação). È importante ressaltar que atualmente o conceito constitui-se de onze pontos, pois em 1990incluiu-se a rotação sagital, porém continua sendo conhecido mundialmente como o Programa de Dez Pontos. O programa é utilizado para adaptar, avaliar ou tratar o indivíduo na água, e não é obrigatório seguir a sequência dos pontos.

De preferência a piscina deve ter diferentes profundidades e o nível da água estar na altura de T11. Preconiza-se exercitar ambos os lados, buscar simetria, não sãousados flutuadores, pois:

- mantém a face fora da água, portanto o controle respiratório, geralmente, não é dominado;
- mantém a cabeça fora da água, resultando em uma falta de aprendizagem da posição corpórea;
- inibem aprendizagem e execução de algumas habilidades, como submergir e rolar;
- não corrigem assimetria e agravam o problema de aprendizagem do controle de movimentos rotacionaisnão desejáveis;
- induzem falso senso de segurança e dependência excessiva;
- às vezes são perigosos, pois podem manter a face do paciente dentro da água, furar, quebrar ou escorregar;
- permitem que indivíduos que necessitam de órteses, muletas ou andadores experimentem a liberdade na água;
- não são tão adaptáveis quanto a ajuda do terapeuta.
Apenas são usados flutuadores se a intenção fordesestabilizar o paciente.

Programa dos dez pontos do Halliwick:

1- Ajuste Mental

O objetivo desta fase é acostumar-se ao novo ambiente, aos efeitos mecânicos tais como flutuação e turbulência e seus efeitos no equilíbrio.
O fisioterapeuta deve:
- transmitir segurança;
- manter o contato físico e visual com o paciente;
- verificar as melhores entradas e saída da piscina, enfatizando ocontrole respiratório tanto oral quanto nasal (soprar: boca, nariz, boca aberta, de um lado para outro; cantar; falar; assobiar).
Não é recomendada a apnéia, pois aumenta a espasticidade. Devem-se explorar as posições verticais (em pé, sentada, saltitar, correr, andar rápido, sob o calcanhar em linha reta, na ponta dos pés, em ziguezague) e acostumar o paciente ao contato da água com olhos eorelhas, observando as expressões do paciente (exemplo: esfregar o rosto é sinal de que a água o incomoda).

Desprendimento: o objetivo desta fase é executar as posições verticais, mover-se sem apoio físico ou visual. Permitir ao paciente diminuir gradativamente o contato manual e o visual com terapeuta. É importante não forçar o processo de desprendimento; o paciente desprende-se do terapeuta...
tracking img