MÉTODO GINÁSTICO FRANCÊS

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1207 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Método Ginástico Francês

Na França do século XIX, surgiram vários métodos e teorias na Educação Física, e todos reconheciam a necessidade de não somente cultivar o corpo para a saúde, mas também desenvolver qualidades com o objetivo de ajudar o indivíduo a enfrentar as dificuldades do dia-a-dia, contribuindo, também, para a formação de indivíduos preparados para o combate, com espíritopatriótico, capazes de lutar nas guerras e na conquista de novos territórios.
Um dos principais precursores da Ginástica francesa foi Francisco Amoros, que buscava a educação integral do ser humano baseada nos exercícios físicos. Sua ginástica caracterizou-se por ser marcadamente técnica e militarizada, com grande ênfase na execução de exercícios acrobáticos, de força, agilidade e destreza. SuaGinástica, de acordo com a finalidade, poderia ser: civil e industrial, militar, médica e cênica.
A Ginástica pensada por Amoros era representante oficial da sociedade burguesa, por objetivar metricamente a produtividade, a precisão, a utilidade, a segurança e a prudência, além de visar um maior rendimento nas atividades do dia-a-dia, principalmente, no trabalho. A intenção era propiciar condições paraque os trabalhadores produzissem mais em quantidade e qualidade, através de um menor consumo de energia física.
Para ele, a ginástica abrange a prática de exercícios que tornam o homem mais corajoso, mais intrépido, inteligente, mais sensível, forte, mais habilidoso, mais adestrado, mais veloz, mais flexível e mais ágil, predispondo-o a resistir a todas as intempéries das estações, a todas asvariações dos climas, a suportar todas as privações e contrariedades da vida, a vencer todas as dificuldades, a triunfar de todos os perigos e de todos os obstáculos que encontre, a prestar, enfim, serviços assinalados ao Estado e a humanidade.
Amoros diz ainda que o beneficio e a utilidade comum é o fim principal da ginástica; a prática de todas as virtudes sociais, de todos os sacrifícios, os maisdifíceis e os mais generosos, são os meios e a saúde, o prolongamento da vida, o melhoramento da espécie humana, o aumento da riqueza e da força individual e pública, são seus resultados.
Outro que merece menção quando se trata do método ginástico francês, é o fisiologista e pedagogo George Demeny, ele interessava-se pela reformulação na preparação do exército e sua possível influência aos povosestrangeiros. Após minuciosos estudos, Demeny apresenta que os efeitos dos exercícios produzidos no organismo dependiam da intensidade e da duração das contrações musculares, da quantidade de trabalho produzido dentro de um tempo determinado, da localização das contrações musculares e sua repercussão sobre a nossa moral.
Em sintonia com Jules Marey, ocorreu a criação do método de pesquisagráfica, cronográfico, para o estudo do homem em movimento, o que permitiu o êxito em ensinamento a partir do ‘gesto educado’, do ‘domínio das forças’ e sua distribuição adequada pelo corpo da postura ereta”.
Para utilização da ginástica na escola, Demeny acreditava na necessidade de uma ginástica motivante e prazerosa, devendo apresentar variações, ignorando monotonia e posições estáticas, sendo quetais características poderiam ser conseguidas por meio da música e da dança. Com o tempo, a educação física ganhou autonomia, mesmo que ainda tímida frente às outras ciências, e passou a ocupar-se enquanto disciplina e conhecimento científico.
Tanto Amoros quanto Demeny acreditavam na ginástica como uma ciência, cujo objetivo era estudar os movimentos humanos e seu fortalecimento físico, moral esocial. Apesar da preocupação militarista e moralista, ambos ressaltavam os aspectos educativos e pedagógicos necessários e primordiais para a prática da Educação Física na escola.
A Ginástica francesa enquanto modalidade presente no âmbito da Educação Física ganha novos ditames com o naturalismo de Georges Hébert, um oficial da marinha responsável pela Educação Física dos fuzileiros navais....
tracking img