Método francês de ginástica

Método  Francês teve  origem na Escola Joinville-le-Pont (1852) com a colaboração de Napoléon Laisné , discípulo de Amorós. Em 1927 foi publicado o Regulamento Geral de Educação Física com a participação de vários outros colaboradores. Esse regulamento foi introduzido no Brasil e difundido por muitos anos, de maneira sistemática.
Na França, a manifestação das práticas gímnicas corporaisapresentou várias interfaces, “perpassando pela técnica e utilidade dos exercícios, objetivando o treino de soldados e de civis e, também, pela disposição e interesse em compreender a exercitaçãocorporal sob rigorosa investigação científica”.
Método de Amoros (1770-1840) , espanhol naturalizado francês teve atuação bastante ligado ao exército, fundamentou a sua ginástica nos conhecimentos danatureza e na análise do movimento, escreveu o primeiro regulamento militar de ginástica e fundou , e Paris, um instituto especializado, foi o criador da Escola Amorosiana Alicerce de sistematização daeducação física francesa. Seu método tinha como objetivo do desenvolvimento das qualidades físicas, o aumento da energia e a exaltação das qualidades morais.
Demeny (1850-1917) fez críticas ao métodosueco e lançou as bases para a educação física francesa eclética e realizada através de movimentos completos, arredondados e contínuos, dentro da máxima economia de forças, lançou  ginástica femininacom música.
Georges Hébert (1875-1957), oficial da marinha que criou o método natural “pregando o retorno a  natureza, criou o sistema higiênico e pleno utilitarismo. Convencido do valor global doexercício, condenou o procedimento analítico na aprendizagem”
O  método francês de ginástica, idealizado por Amoros (1770-1848), constituía-se de 17 itens, e incluía exercícios elementares ou movimentosgraduados em diferentes ritmos, visando à resistência à fadiga e um direcionamento moral para o método. Esses exercícios seriam o andar e o correr sobre terrenos fáceis ou difíceis; o saltar em...
tracking img