Método "desc" de bower

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (252 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Método "DESC" de Bower
Trata-se de um método que deve ser utilizado utilizar sempre que o ambiente é caracterizado por alguma agressividade ou se prevê um diálogodifícil. Assim, é utilizado para fazer:
* Críticas construtivas;
* Responder a críticas;
* Transmitir opiniões e sentimentos.
O Significado de DESC
D -Descrever os factos (Descreve o comportamento do outro ou a situação de uma forma precisa, objectiva e baseada em factos observáveis)
E - Expressar os sentimentos(Transmite ao outro o que sente e pensa em relação ao seu comportamento - sentimentos, preocupações, desacordos ou críticas)
S - Sugerir soluções (Propõe ao outro umaforma realista de modificar o comportamento)
C - Consequências positivas (Tenta interessar o outro pela solução proposta, indicando-lhe as consequências benéficas quea nova atitude proporciona)
Exemplo:
Situação geral: Vida profissional | Situação particular: Relação com um superior
Tipo de insatisfação: Humilhação| Formulação: "Ele encarrega-me de tarefas humilhantes que não pertencem às minhas atribuições”
Cenário fundamental: "Ele pede-me todas as manhãs para lhelevar uma chávena de café. Não sou capaz de dizer que não, porque receio que ele fique chateado comigo!"
D - Descreve "O Sr pediu-me esta manhã para lhe trazer umachávena de café. Aliás, pede-me a mesma coisa todas as manhãs"
E - Expressa "Sinto uma certa humilhação em relação as minhas colegas, pois não me parece que esse serviçofaça parte das minhas atribuições"
S - Sugere "Proponho que seja o Senhor a ir ao bar da Escola"
C - Consequência "Isso vai-me fazer ganhar tempo no trabalho"
tracking img