Método dedutivo e método indutivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1175 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Método Dedutivo
surgiu com Descartes ou Aristóteles ? – É melhor separar cada um ?
Proposto pelos racionalistas Descartes, Spinoza eLeibniz que pressupõe que só a razão é capaz de levar ao conhecimento verdadeiro. Método dedutivo é a modalidade de raciocínio lógico que faz uso da dedução para obter uma conclusão a respeito de determinada premissa. Tal dedução é o processo mental contrário àindução. Através da indução, não produzimos conhecimentos novos, porém explicitamos conhecimentos que antes estavam implícitos.
Caracteriza-se, quando se parte de uma situação geral e genérica para uma particular. O método dedutivo pode servir para sustentar uma explicação argumentativa geral.
A conclusão do pensamento dedutivo deve ser relevante e colocado em destaque
A indução normalmente secontrasta à dedução.
Essencialmente, os raciocínios dedutivos se caracterizam por apresentar conclusões que devem, necessariamente, ser verdadeiras caso todas as premissas sejam verdadeiras. Segundo Salmon (1978,30-31) são premissas de verdades, com conclusões de verdade, de modo que estas conclusões, são implícitas nas premissas, mesmo que seja necessário sacrificar o conteúdo para atingir acerteza
O método dedutivo pode dividir-se em método dedutivo direto de conclusão imediata (quando se obtém um juízo/uma opinião relativamente a uma única premissa, sem intermediários) e método dedutivo indireto ou de conclusão mediata (quando a premissa maior contém a proposição universal e a premissa menor contém a proposição particular, a conclusão resulta da comparação de ambas).
““O raciocíniodedutivo tem o objetivo de explicar o conteúdo das premissas. Por intermédio de uma cadeia de raciocínio em ordem descendente, de análise do geral para o particular, chega a uma conclusão. Usa o silogismo. construção lógica para, a partir de duas premissas, retirar uma terceira logicamente decorrente das duas primeiras, denominada de conclusão”” (GIL, 1999; LAKATOS; MARCONI,1993).
O método dedutivosurgiu na Grécia antiga, com o silogismo do filósofo Aristóteles.
Entretanto, é importante frisar que a não oferece conhecimento novo, uma vez que sempre conduz à particularidade de uma lei geral previamente conhecida. A dedução apenas organiza e especifica o conhecimento que já se possui. Ela tem como ponto de partida o plano do inteligível e converge para um ponto interior deste plano.
Ométodo dedutivo se tornou popular principalmente com as publicações das obras de S.Arthur Conan Doyle, criador de Sherlock Holmes. Arthur demonstrou que toda dedução lógica, uma vez explicada, torna-se "infantil", pois a conclusão provoca espanto e admiração apenas enquanto os passos de seu desenvolvimento investigativo ainda são desconhecidos.
Processos similares aos do método dedutivo são amplamenteempregados, ainda hoje, na criminalística forense, amparados pela metodologia da abdução e da indução, que são outras modalidades de raciocínio lógico.
O método dedutivo é criticado principalmente nas ciências sociais, devido à relatividade dos sujeitos nas pesquisas, por suas convicções pessoais. Sendo de mais valia para as ciências exatas.

EXEMPLOS:
Todo vertebrado possui vértebras. Todosos cavalos são vertebrados. Logo, todos os cavalos têm vértebras.
Todo metal conduz eletricidade. O mercúrio é um metal. Logo, o mercúrio conduz
eletricidade.
Todo mamífero tem coração. Ora, todos os cães são mamíferos. Logo, todos os cães têm coração.
CONCLUSÃO:
O método dedutivo é um método científico que considera que a conclusão está implícita nas premissas. Por conseguinte, supõe que asconclusões seguem necessariamente estas previsões: se o raciocínio dedutivo for válido e as premissas forem verdadeiras, a conclusão não pode ser mais nada senão verdadeira.
Tal método infere os factos observados baseando-se na lei geral. Há quem acredite, como é o caso do filósofo Francis Bacon, que a indução é melhor do que a dedução pelo facto de se passar de uma particularidade para uma...
tracking img