Método de desenvolvimento de fornecedores de lubrificantes para estampagem automobilística

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 35 (8663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Método para Desenvolvimento de Fornecedores de Lubrificante para Estampagem Automotiva José Carlos Ferreira1 Luiz Carlos Duclós2 RESUMO A produção nacional de veículos tem aumentado em valores exponenciais nesta última década. Para acompanhar esta demanda, há o crescimento tecnológico de manufatura de peças estampadas. Os materiais utilizados, como o aço automobilístico, as ferramentas deestampagem, as prensas e todos os acessórios recebem atenção especial para atender as exigências de mercado. Os óleos lubrificantes para estampagem tiveram que se adaptar a este cenário. Nos últimos anos, com os novos designs dos veículos, as peças externas estampadas receberam formas geométricas que exigem do conjunto ferramenta-lubrificante determinadas características. Se o lubrificante nãoatendê-las, o processo será ineficiente, havendo baixo rendimento do processo. Palavras chave: Desenvolvimento de Fornecedores. Lubrificante para Estampagem. Estampagem Automotiva.

Bacharel em Administração – Universidade Federal do Paraná – Campus Dr. Faivre, Curitiba – MBA em Gestão de Compras de Serviços e Materiais. IBPEX. E-mail: josé.ferreira41@pop.com.br . 2 Ph.D. em Computer Applications inIndustrial and Systems Engineering – University of Southern California. Los Angeles. Prof. colaborador do Grupo Educacional UNINTER. E-mail: luiz.duclos@gmail.com.br .

1

1

1 INTRODUÇÃO O processo de estampagem na indústria mecânica é caracterizado pela modificação que se realiza na geometria de uma determinada chapa (PROVENZA, 1987). Neste processo de conformação, as ferramentas são projetadassegundo normas de construção peculiares para garantir o fluxo do material da peça desejada e o seu dimensional. A qualidade do produto final, seja dimensional, seja pela superfície, é avaliada sob normas de inspeção de qualidade padronizadas. Registrase nos produtos estampados para a indústria automotiva a presença de defeitos como, enrugamento, trincas, estiramento, rachaduras, ondulações epicos e caroços, causadas pelo conjunto de ferramentas de estampagem ou pelo processo. As companhias siderúrgicas têm procurado uma melhora tecnológica para o desenvolvimento dos aços produzidos por elas para atender as especificações exigidas dos fabricantes de automóveis. Para melhor entendimento, a tecnologia de fabricação de um veículo envolve, em sua totalidade, 55% de aço como principalmatéria-prima constituinte. Esta matéria-prima é subdivididida por classes e subtipos, dependendo da aplicação no veículo. Estima-se que a indústria do automóvel representa diretamente cerca de 20% da venda mundial de aços planos em bobinas. Assim, também, acompanhando as novas tendências, a indústria de lubrificantes evoluiu, lançando novos lubrificantes para estampagem, como por exemplo, osbiodegradáveis, haja vista que as exigências do meio ambiente estão cada vez mais severas e devem estar de acordo com a norma ISO-14000. Mesmo com um conjunto projetado de máquina e ferramenta com todos os requisitos técnicos é possível a ocorrência de defeitos provocados pelo processo. Isto ocorre em função das propriedades dos materiais empregados, do projeto do conjunto de ferramentas e das variáveis deprocesso. Para minimizar tais defeitos faz-se necessário que o processo de estampagem, em sua maioria, utilize entre a ferramenta-chapa de aço um fluido líquido denominado óleo lubrificante. Este óleo lubrificante tem como função na estampagem (CARRETEIRO, 1987): • • • Diminuição do atrito, transformando o atrito sólido em atrito fluido, evitando a perda de energia; Diminuição do desgaste, reduzindoao mínimo o contato entre as superfícies; Manter a temperatura de trabalho, absorvendo o calor de contacto das superfícies, sem um grande aumento do gradiente térmico.

O atrito e a lubrificação são de vital importância nas operações de estampagem e conformação de metais. Um adequado sistema de lubrificação atenua o coeficiente de atrito, distribui as tensões e reduz o carregamento. A...
tracking img