Método de Custeio Baseado em Atividades (ABC)
O Custeio Baseado em Atividades de acordo com NAKAGAWA (1995) é uma metodologia desenvolvida para facilitar a análise estratégica de custos relacionados com as atividades que mais impactam o consumo de recursos de uma empresa. É conhecido como ABC (Activity-Based Costing) e foi desenvolvido por Robert Kaplan- maior autoridade em custos da atualidade e renomado professor de Harvard.
A quantidade, a relação de causa e efeito e a eficiência com que os recursos são consumidos nas atividades mais relevantes de uma empresa constituem o objetivo da análise estratégica de custos ABC. Segundo MARTINS (2003) é umametodologia de custeio que consiste na identificação, análise e alocação de custos aos processos de uma determinada empresa, visando melhor gerenciar a lucratividade. O uso deste método permite uma melhor mensuração dos custos. Os recursos são atribuídos a cada atividade; em seguida, as atividades são atribuídas a objetos de custo com base no seu uso. O custo baseado em atividades reconhece os relacionamentos de causa dos responsáveis pelos custos das atividades. Também ameniza as distorções provocadas pelo uso do rateio usado na tardicional lógica de absorção dos custos.O ABC também pode ser aplicado aos custos diretos, mas não haverá diferençassignificativas em relação aos sistemas tradicionais.
Com o avanço tecnológico e a crescente complexidade dos sistemas de produção em muitas indústrias os custos indiretos vêm aumentando continuamente, tanto em valores absolutos como em termos relativos, comparativamente aos custos diretos. Nos últimos tempos a grande diversidade de produtos e modelos fabricados na mesma planta mostra a importância de se exigir uma melhor alocação de custos indiretos.
NAKAGAWA (2001) afirma que o principal papel do ABC é o de espelhar as operações de uma empresa, com a maior fidelidade e clareza possível, de modo a comunicar às pessoas as causas e as taxas de consumo de recursos [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 04). Método de custeio baseado em atividades (abc). TrabalhosFeitos.com. Retirado 04, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/M%C3%A9todo-De-Custeio-Baseado-Em-Atividades/725156.html

MLA

"Método de custeio baseado em atividades (abc)" TrabalhosFeitos.com. 04 2013. 2013. 04 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/M%C3%A9todo-De-Custeio-Baseado-Em-Atividades/725156.html>.

MLA 7

"Método de custeio baseado em atividades (abc)." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 04 2013. Web. 04 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/M%C3%A9todo-De-Custeio-Baseado-Em-Atividades/725156.html>.

CHICAGO

"Método de custeio baseado em atividades (abc)." TrabalhosFeitos.com. 04, 2013. Acessado 04, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/M%C3%A9todo-De-Custeio-Baseado-Em-Atividades/725156.html.