Método de análise multicritério na escolha da melhor marca feminina popular para investimento pela empresa a. a. feitosa no ano de 2013 na filial de serra talhada

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Organizar de acordo com as normas da ABNT, melhorar a redação, método, introdução e o conteúdo. Redação objetiva, extremamente formal, em terceira pessoa, descritiva.
Resumo
Este trabalho apresenta a utilização de uma ferramenta que reduz a complexidade do processo decisório, no que diz respeito ao aproveitamento de uma oportunidade de crescimento, o Método de Análise Multicritério. Essaferramenta pondera diversos critérios, nos quais serão avaliados para apontar a melhor solução para o problema exposto, que se configura como que marca deve ser escolhida para maior investimento da A. A. Feitosa. Foram selecionadas três, que tem como consumidores a classe C, por ter um preço mais acessível a esse público, influenciado, ainda por outros fatores. Com a utilização do método foi possívelidentificar a marca mais qualificada para o investimento.
Palavras-chaves: Método de Analise Multicritério; Processo Decisório; e Tomada de Decisão.
Introdução
Num contexto de ordem capitalista em que se encaixa a nossa sociedade, a dúvida do retorno proveniente de um dado investimento é inerente a opção sobre o investimento que será aplicado, referente a questões sobre o que, como, quantoe para que aplicar, visto que as aplicações que são feitas exigem uma resposta cada vez mais rápida e mais correspondente ao que se espera de tal atividade devido a fatores como a dinamicidade assimilada ao vigente sistema socioeconômico já mencionado.
Não foi diferente no caso da empresa A. A. Feitosa, uma média empresa que se encontra a 18 anos no mercado do Sertão Pernambucano, sediada nomunicípio de São José do Belmonte, a qual conta com 09 filiais espalhadas por boa parte da região. Esta, busca investir maiores montantes e atenções numa de suas marcas de calçados femininos no ano de 2012, especificamente na filial de Serra Talhada, a fim de adquirir laços mais estreitos com fornecedor, servir de referencial, conseguir a frente na concorrência e, consequentemente, gozar de aumentosna sua receita.
Para a seguinte tomada de decisão numa questão de inovação de oferta faz-se necessário não apenas conhecer o produto que irá incrementar diferencial competitivo à empresa, mas também ter ciência do ambiente geral no qual esse produto será exposto. Mediante isso, devem-se considerar diversas variáveis como, por exemplo, volume de vendas da marca, precificação, consolidação nomercado, dentre outras que serão abordadas no decorrer da pesquisa, confrontado e analisando-as pelo método de análise multicritérios, sendo então possível identificar a melhor alternativa de aplicação desse investimento pela referida empresa.
Este trabalho se justifica por ser o instrumento de absorção de aprendizagem e obtenção de nota para aprovação no quarto período de Bacharelado emAdministração da Universidade Federal Rural de Pernambuco/ Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UFRPE/UAST, na matéria de Processo Decisório.
Esta pesquisa tem por objetivo analisar a melhor marca calçadista feminina das que compõem o leque de marcas de referida empresa, através de critérios já mencionados anteriormente, como popularidade e design, para então diferenciar esforços e finanças a fim deespreitar laços com os fornecedores, garantindo boas parcerias que promovam melhores ofertas e tornando assim a instituição um referencial da marca escolhida, gerando demanda e diferencial competitivo.
Esse mesmo estudo tem a importante tarefa científica de demonstrar uma aplicação prática da analise multicritérios numa empresa real para facilitar o entendimento de estudantes de nível superior sobre otema. Além disso, permite a desmistificação do método diante de administradores que ainda recusam sua utilização em pequenas e médias empresas.

Referencial Teórico
A Análise Multicritério de Decisão (AHP- Analityc Hierarchy Process) foi desenvolvida por Thomas L. Saaty em meadas da década de 70 no intuito de promover a superação das limitações cognitivas dos tomadores de decisão (Abreu et...
tracking img