Méier

Páginas: 20 (4829 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
Esse trabalho visa falar sobre a história do Méier, os aspectos econômicos e geográficos, a evolução urbana e histórica , a parte cultural e social e as características da população desse bairro tão importante da Zona Norte do Rio de Janeiro.
Aspectos Geográficos e os Recursos econômicos da Região:
O bairro do Méier era uma região de pântanos e muitas montanhas,com o passar dos anos os pântanos foram sendo aterrados e algumas partes das montanhas desse bairro foi desmoronado para a construção ruas, exemplo a rua Propícia que é uma rua que foi desmoronada e em cima dela passa uma outra rua da região, a Vaz de Toledo.
Devido a sua boa localização pode-se chegar rápido a muitos pontos da cidade, desde o Centro ate a Zona Sul . Possui dosterminas rodoviários e estação de trem , alem de ônibus com integração para o metro, chegando lá em poucos minutos.
Em relação aos aspectos econômicos, o Méier possui um comércio muito grande e importante para essa região , pois o comércio no Méier varia desde botecos ate a galerias e shopping. Esse comércio ajuda muito no desenvolvimento desse bairro
Evolução Histórica eUrbana
Foi na primeira metade do século XVIII , com a instituição da”Fazenda dos Pretos Forros” estabeleceram-se as bases da colonização pioneira para a formação dessa área. Com os Sítios começaram a aparecer os casebres e se espalhar entre brejos e grandes capinzais.Caminhos estreitos e insalubres esteirados de tijuco começaram a proliferar.O povoado cresceu e com o passar do tempoveio o progresso e a mudança de hábitos. Daí para cá o Méier tem sido uma constância de evolução que o destaca como um excepcional centro de vivência.
Os primórdios da Terra Carioca
Quando Inhaúma(enxurrada barrenta)começou a ser cultivada,já era uma tapera deixada pelos Tamoyos, havendo em todos os arredores fortes vestígios de sua presença , o que vemdemonstrar que as terras,onde muitos anos mais tarde seria o Méier, foram habitadas por eles. E é possível que uma dessas aldeias Tamoias, tornaram-se os primeiros pés humanos que pisaram no solo que mais tarde veio a ser o Méier.
O início , os Jesuítas da companhia de Jesus
No momento em que os portugueses aportaram trazendo os Jesuítas para fundar o“colégio” e dar continuidade ao trabalho de catequese dos nativos, ainda havia muita lutas entre índios e portugueses .Quatro meses depois da fundação da cidade, isto é , em 1º de julho de 1965, Estácio de Sá doa à Ordem da Companhia de Jesus ,uma boa porção de terra cuja área consistia de uma légua e meia de testada por uma e meia de fundo, a fim de edificar um colégio, representando um valiosopatrimônio que foi uma verdadeira dádiva do céu.
Em 1573 , perto da cidade fizeram vários plantios de canaviais , em seguida levantaram um engenho local que mais tarde se chamou Arraial da Mata Porcos (atual bairro do Estácio), onde fabricavam e purgavam o açúcar.
Com o passar dos anos a colonização desta província começou a crescer e dia a dia a população aumentava, tornandonecessário o alargamento.Assim os padres começaram a ajudar arrendando aos poucos as suas terras. Isso prejudicou a produção de sua fabrica, pois diminuiu a plantação de cana de açúcar.
Para resolver varias medidas foram tomadas pelos religiosos, entre elas a resolução de um outro “engenho” de maior capacidade e maior tamanho.Assim aproveitaram o extremo norte de suas posses que ate entãoestavam em completo abandono. Com isso melhorariam ao Maximo o proveito social e econômico do cultivo de terras,que melhoraria suas economias.
A partir de 1707, os padres Loyolenoses iniciaram a construção de uma grande fábrica de açúcar e aguardente que se situou nas imediações de Pilares e Inhaúma.Ocupavam uma vasta área com diversas construções, sobressaindo-se a casa da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Richard Meier
  • Richard Meier
  • Richard meier
  • Richard Meier
  • RICHARD MEIER
  • Richard Meier
  • Richadr Meier
  • RICHARD MEIER 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!