Mão invisivel

Páginas: 5 (1027 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2011
WIKIPEDIA

Contabilidade pode ser definida como a ciência que estuda o patrimônio de uma entidade, bem como suas variações, preocupando-se com os fatos econômicos e financeiros que afetam o patrimônio da empresa e suas conseqüências.

O nome vem do termo “contas contábeis” e o Conselho Federal de Contabilidade a define como sendo “uma ciência social, da mesma forma que a economia ou aadministração” (Wikipedia).

No Brasil, os profissionais da contabilidade são chamados de contabilistas ou contadores. Há ainda cursos de formação técnica de nível médio, que formam os técnicos em contabilidade.

PRINCÍPIOS CONTÁBEIS
Fonte: Conselho Federal de Contabilidade – Princípios Fundamentais e normas brasileiras – Resolução CFC 750/93 de 29 de dezembro de 1993.

Os princípios contábeissão definidos pela Resolução CFC nº 750/93 do Conselho Federal de Contabilidade e conforme dispõe o artigo 1º, § 1º, a observância desses princípios são fundamentais para a contabilidade e exercício da profissão.

O Conselho Federal da Contabilidade, no artigo 3º da Resolução acima citada, define como sendo princípios fundamentais os seguintes: o da entidade; continuidade; oportunidade;registro pelo valor original; o da atualização monetária; o da competência e o da prudência.

O princípio da entidade reconhece a autonomia patrimonial em relação à entidade, versa sobre diferenciar-se o patrimônio da própria entidade. Necessário se faz tornar independente o patrimônio dos sócios e o patrimônio da entidade.

Pelo princípio da continuidade entende-se que a contabilidade deverásempre ser realizada tendo em vista o prazo de duração indeterminado da entidade, considerando-se a continuidade nas avaliações e mutações patrimoniais.

O princípio da oportunidade refere-se à tempestividade e à integridade do registro do patrimônio e das suas alterações, determinando que este seja feito de imediato e com a extensão correta, independentemente das causas que as originaram.Quanto ao princípio do registro pelo valor original tem-se que os registros do patrimônio devem ser realizados pelos valores originais das transações, expressos em moeda do País, que serão mantidos na avaliação das próximas variações patrimoniais.

Pelo princípio da atualização monetária os efeitos das alterações do poder aquisitivo da moeda nacional devem fazer parte dos registros dacontabilidade. Tal princípio é complementar ao princípio do registro pelo valor original, uma vez que este determina o registro pelo valor da negociação e aquele mantém atualizado o valor da entrada.

Pelo princípio da competência as receitas e despesas da entidade deverão ser incluídas na apuração do resultado do período em que ocorrerem, sempre simultaneamente, independente de decorrerem de receita oudespesa.

O princípio da prudência dispõe que os registros devem ser feitos sempre de forma que o patrimônio contenha a posição verdadeira da empresa, sinalizando para a adoção do menor valor para o ativo e do maior para o passivo, quando essas soluções forem igualmente aceitáveis.

PATRIMÔNIO
WIKIPEDIA

O patrimônio de uma empresa pode ser considerado como sendo a soma de seus bens,direitos e obrigações.
Ativo (A) = Bens + Direitos

Passivo(P) = Obrigações

A - P = Capital Próprio

Seguindo lição de M. N. Chalhub[1]: patrimônio é o conjunto de bens, direitos e obrigações com expressão econômica, de que seja titular uma pessoa. O patrimônio constitui uma universalidade e é indivisível, não podendo ser desmembrado. Nãose admite pluralidade de patrimônios na mesma pessoa, e isso porque, fundamentalmente, se fosse facultado a cada sujeito, a seu exclusivo critério, separar bens do patrimônio e com eles formar massas patrimoniais separadas, que não possam ser visadas pelos seus credores em geral, seria possível desfalcar impunemente seu patrimônio, tornando-se incontrolável a fraude contra credores ou a fraude...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Mão invisível
  • A mão invisível
  • a mao invisivel
  • Mão Invisivel
  • Teoria da mão invisível
  • A mão invisível na riqueza das nações
  • o Principio Da Mao Invisivel
  • mao invisivel luta de classes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!