Máquinas de fluxo

Páginas: 3 (722 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2011
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – Campus Santo Ângelo
Departamento de Ciências Exatas e da Terra
Curso de Engenharia Mecânica
Disciplina de Máquinas de FluxoTrabalho de Máquinas de Fluxo
Dimensionamento de uma Instalação

Nome:
Jeferson Bourscheidt

Professor :
Mestre Joviano Jangar Casarin

Santo Ângelo, 29 de Outubro de 2010.
Introdução
O estudodas bombas e das instalações de bombeamento considera-se o liquido ou fluido como perfeito, isto é, incompressível, móvel, sem forças de atrito (não há viscosidade) ou praticamente nulas. Seu estudo émuito importante na questão de custo e benefício e em questão de verificação se a bomba se em caixa perfeitamente à instalação ou não. Para isso é necessário conhecermos as características das bombase a instalação.
As bombas podem ser consideradas afogas quando trabalham com a sucção a baixo do nível do reservatório ou não afogadas, bombas que trabalham com sucção a cima do nível doreservatório. Pode haver vários tipos de instalações: como duas bombas ou mais ligas em serie ou em paralelo diferente ou não, uma bomba para mais de um reservatório, podendo ou não estar em desnível(geralmente), entre outras instalações.

Objetivo
Dimensionamento de uma bomba conforme instalação da figura 1, ilustrada a baixo com dois reservatórios de alturas diferentes, cálculos das perdas decarga da tubulação, curvas de perdas de carga e cálculo de NSPHdisp e NSPHreq para uma dada vazão de 58 m^3/h.

[pic]
Fig. 1 – Instalação a ser dimensionada.

Metodologia
Através da tabelada pagina 83 do livro de Bombas e Instalações de Bombeamento do Archibald Joseph Macintyre, com a vazão conhecida e velocidade dada pela figura 3.23 obtém-se um diâmetro para a instalação.
Com odiâmetro selecionado, pode-se encontrar o fator de atrito (f) pela tabela do Macintyre da página 647, que é dado pela rugosidade do material da tubulação (ε) (pag. 644 Macintyre) e pelo diâmetro da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Maquinas de fluxo
  • maquinas termicas e maquinas de fluxo
  • Máquinas de Fluxo
  • maquinas de fluxo
  • maquinas de fluxo
  • Maquinas de fluxo
  • Maquina de Fluxo
  • Maquinas de fluxo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!