lçpou

421 palavras 2 páginas
A frase em que a concordância nominal está adequada do ponto de vista da gramática normativa é:

Escolher uma resposta. a. Os sambistas agitado não paravam quieto durante a apresentação. b. A representante da empresa estava meia silenciosa. c. As famílias ficaram preocupada depois do incêndio. d. As paralizações foram muito bem organizadas naquele mês.
Question 2
Notas: 1
Selecione abaixo onde seja menos provável que haja uma sequência textual predominantemente explicativa:

Escolher uma resposta. a. na fala de um guia turístico dentro do museu b. no verbete de enciclopédia c. em um artigo de opinião d. no edital para a realização do vestibular
Question 3
Notas: 1
Imagine que, no Nordeste do país, uma mãe diga ao seu filho: “Pare de ser abestado, menino!” e no Sudeste outra mãe diga ao seu filho: “Pare de ser bobo, menino!”. Essas duas frases representam uma variação:

Escolher uma resposta. a. geográfica, pois “abestado” e “bobo” dizem respeito a uma mesma coisa, ou seja, a uma pessoa que age de maneira tola. b. histórica, pois tanto a palavra “abestado” quanto “bobo” não fazem parte do nosso vocabulário atual. c. as frases não apresentam variação linguística, pois ambas fazem uso da mesma língua, isto é, o português. d. social, pois indica que ambas as mães fazem parte de um grupo social específico.
Question 4
Notas: 1
Leia o texto abaixo:

[...] Retomo o livro e leio mais um trecho grifado: o professor Schianberg diz que a natureza do amor, de não nos permitir escolher por quem nos apaixonamos, é uma rota que pode conduzir _____ ruína. Entendo por que Schianberg escreveu isso. E dou razão _____ ele. Alguns amores levam _____ ruína. Eu soube disso desde _____ primeira vez em que Lavínia entrou na minha casa. [...]

AQUINO, Marçal. Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios. São Paulo: Companhia das Letras, 2005. p. 25.

Agora selecione a alternativa que preencha corretamente as

Relacionados