lzlzlz

1257 palavras 6 páginas
Disciplina de Banco de Dados II – Profa. Flávia Carvalho (continuação dos estudos sobre SQL)
Aula12 – 21/05/2013
Assunto de hoje: comandosJOIN
Introdução
O primeiro comando relacionado com JOIN é o “INNER JOIN”. Em inglês, “inner” significa interno. “Join”, significajuntar. Essa última definição, juntar, é a que melhor explica o objetivo desse comando SQL. Inclusive, no material oficial do PostgreSQL sobre o JOIN, o título do conteúdo é “JoinsBetweenTables”, ou seja, “Junções entre Tabelas” (ver esse material aqui: http://www.postgresql.org/docs/8.3/static/tutorial-join.html)
Alguns dos resultados obtidos através do uso do comando JOIN podem ser feitos através da simples comparação entre dois campos dentro de um comando SELECT. Aliás, isso já tem sido feito em nossa disciplina há muito tempo, é algo relativamente simples. Então, o JOIN permite fazer, de outra forma, o que já vínhamos fazendo há um bom tempo sem o uso do JOIN.

Exercício 01:
Como tarefa de “aquecimento”, acesse o link citado acima e descreva aqui um exemplo de comando SQL que faça um “join” sem usar o comando JOIN (ou seja, a forma que sempre fizemos em nossos trabalhos de aula). Pode ser exatamente o exemplo citado no material. Atenção: você deverá entender esse exemplo e explicá-lo para a professora. Quando terminar essa tarefa, vá até a mesa da professora e explique o comando.
Resposta:
Select * from weather,cities where wheather.city=cities.name

O comando irá apresentar na tela as marcas e seus respectivos modelos de automóveis.

Exercício 02:
A partir do estudo do mesmo material, descreva o que irá acontecer no seguinte comando, agora sim usando o comando JOIN:
SELECT * FROM weather INNER JOIN cities ON (weather.city = cities.name);
Resposta:

Sera exibido a lista de cidades e ao lado será exibido o tempo(weather)

Exercícios com prática 01:
Para os próximos exercícios, iremos criar no PostgreSQL a estrutura de tabelas descrita na página da documentação

Relacionados