ly.dong.1804@facebook.com

319 palavras 2 páginas
a luta contra a contaminação do ar

Introdução

A poluição atmosférica refere-se a mudanças da atmosfera susceptíveis de causar impacto a nível ambiental ou de saúde humana, através dacontaminação por gases, partículas sólidas, líquidos em suspensão, material biológico ou energia. A adição dos contaminantes pode provocar danos diretamente na saúde humana ou no ecossistema, podendo estes danos serem causados diretamentepelos contaminantes, ou por elementos resultantes dos contaminantes. Para além de prejudicar a saúde, pode igualmente reduzir a visibilidade, diminuir a intensidade da luz ou provocar odoresdesagradáveis. Esta poluição causa ainda mais impactes no campo ambiental, tendo acção directa no aquecimento global, sendo responsável por degradação de ecossistemas e potenciadora de chuvas ácidas.A atmosfera é essencial para a vida na terra. É ele que contém o ar que respiramos e é um valioso recurso natural.
As actividades humanas, movidas por interesses nacionaisou pessoas, estão danificando este recurso frágil camada de ozono que actua como um escudo protector para a vida terrestre.

A utilização de combustíveis fósseis (o petroleo e o carvão mineral) comofonte de energia constitui o principal factor de poluição atmosférica.

Existem ainda outros poluentes, tais como os gases provenientes das industrias químicas, metalúrgicas, de cimentos e outros.Os principais poluentes gasosos são o dióxido de carbono, o monóxido de carbono, os hidrocarbonatos, o dióxido de enxofre e as poeiras ( aerossóis).

O “efeito de estufa”
O aquecimento globl daatmosfera é conhecido como “efeito de estufa”, polis a atmosfera, devido às nuvens, começa a funcionar como uma estufa e absorve a radiação luminosa transformando-a em calor. Verifica-se, por isso, umaretenção das radiações provenientes da terra.

O “efeito de estufa” pode ser as seguintes consequências:
A submersão

Relacionados