Lwart

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1108 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]

CONTABILIDADE FISCAL

RECONDICIONAMENTO

RERREFINO DE ÓLEO LUBRIFICANTE USADO

Alunas: Danielly Gonçalves da Silva

Valéria Aparecida Ferreira

Valquíria Guieiro

HISTÓRIA DA EMPRESA

A Lwart Lubrificantes realiza, há mais de 30 anos, um importante trabalho para o desenvolvimento do país e preservação do meio ambiente: a coleta e o rerrefino deóleos lubrificantes usados.
A Lwart conta com 15 centros de coleta, estrategicamente localizados pelo país, equipe treinada e frota própria de mais de 250 veículos que atendem mais de 50 mil fontes geradoras, como: postos de serviços, centros de troca de óleo lubrificante, oficinas, indústrias, transportadoras, concessionárias e etc.
Com duas unidades industriais (Lençóis Paulista, SP e Feira deSantana, BA) dotadas de parque tecnológico moderno, rerrefina anualmente cerca de 140 milhões de litros de óleo lubrificante usado, sendo considerada a maior empresa do setor na América Latina.
Sabe-se que apenas 1 litro de óleo lubrificante usado ou contaminado pode contaminar 1 milhão de litros de água e a queima indiscriminada pode gerar emissões atmosféricas prejudiciais ao meio ambiente. Pormotivos como esses, o CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) determina pela Resolução nº. 362 que o rerrefino é a única destinação legal para o óleo lubrificante usado ou contaminado.
O rerrefino é importante para o desenvolvimento sustentável do país, pois devolve nobreza ao óleo mineral, que pode ser reutilizado. O óleo básico rerrefinado retorna ao mercado por meio das diversasdistribuidoras e formuladoras de óleo lubrificante acabado do país. 
Ao promover o rerrefino de óleos lubrificantes usados, a Lwart economiza divisas e recursos naturais preciosos não renováveis, além de evitar a poluição que poderia ser gerada pelo descarte do resíduo no meio ambiente. 
Água e óleo não se misturam. Omissão e responsabilidade também não!

O PRODUTO
[pic]

O óleo lubrificante é umproduto derivado de petróleo, recurso natural não renovável, o que significa que pode se esgotar. Segundo a legislação, depois de usado, o óleo é tido como um produto altamente poluente se descartado de forma inadequada no meio ambiente. 
A Legislação brasileira, através da Resolução e Portarias da ANP*, ditam que todo óleo lubrificante usado deve ser rerrefinado. Descartá-lo de qualquer outra forma éincorrer em crime ambiental.
Segundo o Sindirrefino – Sindicato das Indústrias de Rerrefino –, o Brasil gera mais de 500 milhões de litros de óleo lubrificante usados, porém só metade desse volume é direcionado ao rerrefino. A outra metade não é direcionada para coleta, sendo muitas vezes destinada para usos ilegais, principalmente para queima indiscriminada do óleo lubrificante usado, semtratamento prévio de desmetalização, geram emissões significativas de óxidos metálicos, além de outros gases tóxicos, como a dioxina e óxidos de enxofre. 
**Resolução CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) nº. 362 e As portarias da ANP – Agência Nacional de Petróleo - registradas sob os números 125, 126, 127 e 128/99 ditam normas para o gerenciamento do recolhimento, coleta e destinação final dosóleos lubrificantes usados.

O PROCESSO PRODUTIVO

[pic]

Processo de Neutralização

[pic]

Fornos

[pic]

Filtros

[pic]

Carregamento

[pic]

[pic]

O óleo básico rerrefinado é comercializado com grandes, pequenas e médias distribuidoras, que aditivam o óleo básico e comercializam, nos mercados consumidores, o óleo aditivado.

Durante o processo do rerrefino sãoextraídos alguns subprodutos que servem como matéria-prima para outros processos industriais

Os óleos básicos e matérias primas produzidas pela da Lwart Lubrificantes são:

- Óleo Neutro Médio

- Óleo Spindle

- Óleo Neutro Pesado

- Composto Asfáltico - OBR 400

[pic]

A Lwart Lubrificantes é a maior coletora de óleo lubrificante usado disponibilizado para ao rerrefino no Brasil....
tracking img