Lvar N Ez Cabeza De Vaca

2079 palavras 9 páginas
Álvar Núñez Cabeza de Vaca (Jerez de la Frontera, 1488/1492 — Sevilla, 1558/1560) foi um conquistador espanhol, conhecido por ter sido o primeiro europeu a descrever as Cataratas do Iguaçu e explorar o curso do Rio Paraguai. Escreveu La Relación, livro depois renomeado para Naufragios .
Infância
A data de nascimento de Cabeza de Vaca é incerta, variando entre 1490 e 1492, em Jerez de la Frontera, Espanha. Fazia parte de uma família nobres sem recursos financeiros, o que era suficiente para dar a Cabeza de Vaca acesso à educação e à corte. Filho de Francisco de Vera e Teresa Cabeza de Vaca y de Zurita (segundo a tradição espanhola, o nome materno é colocado após o nome paterno). Era neto de Pedro de Vera .
O nome Cabeza de Vaca provém do século XIII. Seu antepassado, Martín Alhaja, era um pastor espanhol que ajudou o rei castelhano Afonso VIII durante a Batalha das Navas de Tolosa, em 1212. Alhaja, que conhecia bem a área, ao pastorear suas ovelhas colocou um crânio de vaca no caminho que levava ao acampamento dos mouros. Assim, o rei cristão surpreendeu o exército mouro e o derrotou. Esta foi a primeira vitória significativa para a reconquista cristã da Espanha. Por sua ajuda, o rei Afonso VIII deu a Alhaja o título de "Cabeza de Vaca" e o brasão de armas, cujo desenho contém o crânio de uma vaca.[1]
O Conquistador
Cabeza de Vaca partiu para o Novo Mundo em 1527, ano em que abandonou a vida construída na Espanha como soldado e alcoviteiro, e, no dia 15 de abril de 1528, desembarcou em Tampa Bay, Flórida. Sua empreitada mostrou-se extremamente arriscada após poucos meses de ocupação do território americano, quando viu-se como um dos 22 sobrevivente de uma expedição de 600 homens.
Pensando estar próximo a minas de ouro, o comandante da expedição, Pánfilo de Narváez, ignorou a vontade de Cabeza de Vaca e partiu em busca do valioso metal, resultando em grandes baixas de homens e não encontrando o tão precioso ouro. Perdidos, tiveram que assassinar seus cavalos para se

Relacionados

  • Historia critica de la arquitectura
    135316 palavras | 542 páginas