Luto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1611 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Relatório do filme, “Caminhos para a Inclusão”

Podemos, em termos históricos, referir desde já que vários autores distinguem quatro grandes fases na forma de atendimento às pessoas com deficiência, que são: a Exclusão, a Segregação, a Integração e a Inclusão. A primeira, portanto, a Exclusão, é caracterizada pela Ignorância e rejeição do indivíduo com deficiência. Em várias e diferentesculturas a deficiência não era bem aceite e todos os que eram diferentes eram excluídos. por exemplo, na Antiga Grécia, as crianças que nasciam com deficiência eram abandonadas nas montanhas, em Roma, por motivos idênticos, eram deitadas a rios, na Idade Média a diferença era associada á intervenção do diabo e bruxaria e estas pessoas eram perseguidas, exorcizadas, exploradas e abandonadas. Nosséculos XVII e XVIII a diferença era considerada falha moral grave do indivíduo e do país, estas pessoas eram internadas em asilos, hospícios e até prisões onde não tinham qualquer assistência, tudo isto era feito com o objectivo de as afastar da sociedade. Havia ainda indivíduos que “compravam” pessoas com deficiência e as exploravam através da mendicidade. Porem, nesta altura surgem os primeirosestudos e experiencias, feitas por médicos, religiosos, ou estudiosos que apesar de não terem efeitos imediatos no atendimento a estas pessoas, foram as primeiras experiencias positivas nesta área. Surgiram, a partir daqui, várias instituições e asilos.
Nos finais do século, XVIII e princípios do século XIX inicia-se o período da Institucionalização das pessoas com deficiência. Num contexto históricopodemos referir que nesta fase, após a revolução industrial e o capitalismo, a diferenciação que foi estabelecida (trabalho e necessidades) leva a sociedade a assumir a responsabilidade na protecção e apoio á pessoa com deficiência o que leva ao aparecimento das instituições especializadas. Este atendimento tenha um carácter de Segregação. Considerava-se que a pessoa com deficiência representariaum perigo para a sociedade e esta para a pessoa e assim, abriram instituições afastadas dos sítios habitados. Neste período foram também desenvolvidos trabalhos científicos, em que se procurou tipos e graus de deficiência bem como métodos e técnicas de avaliação de capacidades visuais, auditivas, motoras e intelectuais.
Com as duas grandes guerras mundiais, surgiu um grande número de“estropiados” e “perturbados mentais” e as cidades atingidas obrigam-se a um novo olhar sobre si mesmas, confrontando-se com a responsabilidades de lidar e procurar respostas para os problemas e as dificuldades. Com tudo isto podemos verificar o surgimento de uma cultura mais humanista com um crescimento na valorização dos direitos humanos e tudo o que lhes é inerente como a igualdade de oportunidades, direitoá diferença, solidariedade e justiça social. Tudo isto determina o aparecimento de uma nova mentalidade que reconhece e valoriza “ O DIREITO DE TODA A PESSOA “DIFERENTE” DE COMPARTILHAR UMA EXPERIENCIA DE VIDA EM COMUM, NÃO SEGREGADA, NÃO DISCRIMINADA…” (“Declaração dos direitos das pessoas com deficiência” 1975) Por tudo isto, começa assim por se ganhar consciência das limitações das pessoas comdeficiência e a promover a Integração destas pessoas na sociedade. Aceitando-se as diferenças, surge uma necessidade de criar condições promotoras da integração, sobretudo nas escolas, aceitando cada um como é, e atribuindo-lhe os mesmos direitos, dando-lhe serviços adequados às suas características e necessidades. Para além de níveis, existem, essencialmente, quatro formas de integração: física,funcional, escolar/social, na comunidade.
Por último, referindo-nos á Inclusão, podemos dizer que vem um pouco dentro das criticas às práticas resultantes da fase relativa á integração que por sua vez continuam a permitir a segregação de muita gente passando então a defender-se um ideal de inclusão total.
Numa perspectiva inclusiva, as dificuldades e limitações são entendidas como sendo...
tracking img