Lutero

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1975 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
FACETEN
Faculdade de Ciências, Educação e Teologia do Norte do Brasil.

CETAD
Centro Educacional e Teológico da Assembléia de Deus
“Pastor Antonio Munhoz”

CURSO DE INTEGRALIZAÇÃO TEOLÓGICA

A REFORMA LUTERANA OU PROTESTANTE E O RETORNO À LEITURA DA BÍBLIA

Waldemar Adílio Silva e Oliveira

AMERICANA/SP
2010

FACETEN
Faculdade deCiências, Educação e Teologia do Norte do Brasil.

CETAD
Centro Educacional e Teológico da Assembléia de Deus
“Pastor Antonio Munhoz”

CURSO DE INTEGRALIZAÇÃO TEOLÓGICA

A REFORMA LUTERANA OU PROTESTANTE E O RETORNO À LEITURA DA BÍBLIA

Exercícios de Língua Portuguesa I solicitado pela Profª. Keila Azevedo da Silva Guimarães, como requisito parcial para a integralização em curso deTeologia.

AMERICANA/SP
2010

FACULDADE DE CIENCIAS, EDUCACAO E TEOLOGIA DO NORTE DO BRASIL - FACETEN
Curso de Teologia
Língua Portuguesa I
Profa Keila Azevedo da Silva Guimarães

Data___/___/____
Waldemar Adílio Silva e Oliveira

Resenha: A Reforma Luterana ou Protestante e o retorno à leitura da Bíblia.
DIAS, Antônio Carlos. Lutero e a Reforma Protestante. Bauru, São Paulo.Enciclopédia Eletrônica, 1999. Disponível em: http://www.palavraprudente.com.br/estudos/antonio_cd/miscelanea/cap04.html

A Reforma Luterana foi um dos principais eventos marcou a ruptura da Igreja no início da Idade Moderna no período renascentista, contra a Igreja Católica.
A Reforma, não foi apenas uma conseqüência de rebeldia por parte de Martinho Lutero, que estava inconformado com os exagerospraticados pela Igreja Católica. Havia situações religiosas, políticas, sociais e econômicas que propiciaram um terreno fértil, a propagação das idéias de reformas religiosas através de Lutero.
Lutero se destaca por suas idéias teológicas conflitantes. Como precursor da Reforma Protestante na Europa, nasceu no dia 10 de novembro de 1483 em Eisleben, na Alemanha, seu pai de origem camponesa, eraresponsável por uma mina de cobre. Filho de pais extremamente severo levou uma infância conturbada, teve educação primaria e secundaria em Mansfeld, Magdeburg. Na célebre escola de latim em Eisenach, estudou na Universidade de Erfurt (1501-1505), onde obteve o grau de “Mestre em Artes”.Cursou Direito (1505-1508). Em 1512 como Professor de filosofia, obtém o grau de doutor em Teologia na Universidadede Wittenberg.
Lutero foi um homem, que durante a sua vida passou por períodos de depressão e angustia, anelava pela salvação de sua alma, dos motivos que o levaram a essa decisão, esse acontecimento foi decisivo: duas semanas antes, quando passou por uma crise existencial e espiritual e era atormentado com o temor da morte e do inferno que o afligia.
Convicto do caráter passageiro da vida fezum voto a Santa Ana, caso se salvasse se tornaria um Monge, e por isso decidiu entrar para os Eremitas, no convento de Santo Agostinho em Erfurt, antes de completar 22 anos, e contra a vontade de seu pai, que queria que seu filho seguisse a carreira de advogado, Lutero, foi ordenado padre.
Em 1510 em visita a Roma, Lutero fica chocado com a vida pomposa e a corrupção do clero.
Devido as suasidéias que eram totalmente contrárias as impostas pela igreja católica, Martinho Lutero afixa as suas famosas teses (total de 95) contra a venda de indulgências, na porta da Igreja Católica do Castelo de Wittenberg, na Alemanha, no dia 31 de outubro de 1517. Esse fato ganhou enorme proporção, que mudou o curso da Historia da civilização cristã, iniciando-se assim o debate público.
As teses sãotraduzidas de imediato do latim para o alemão tendo sido amplamente divulgadas. Com o impacto da morte de Jan Hus, um século depois, deu-se inicio a fundação da Igreja Evangélica ou evento que marcara a reforma Protestante. Jan Hus era um precursor da Reforma, foi queimado na fogueira ao se manifestar contra as doutrinas e práticas da Igreja de Roma que contrariava os ensinamentos de Cristo....
tracking img