Lutas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (275 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As lutas são conteúdos da educação física escolar, elas são vítimas de restrições, e problemas que as afasta das aulas de educação física. Essas restrições vem acontecendodevido ao preconceito de acharem que luta e violência estão associados. Os problemas são gerados nas escolas pelo fato dos professores adotarem sistemas repetitivos, práticasimpensadas , rotineiras e mecânicas e má distribuição dos conteúdos. Para Betti a luta como conteúdo de educação física vem sofrendo restrições, pelos professores não utilizarem essamanifestação cultural em suas aulas.
Os Esportes, artes-marciais e lutas são de pouco conhecimento nas escolas, pois os professores não diferenciam ou não sabem o significado de cadaum. Para ter conhecimento sobre cada um desses esportes, não precisa ser especialista em cada, basta organizar para tematizar seus significados.
Cada luta possui suas origens,muitas milenares e outras mais recentes, exemplo disso é o judô que se cruzou com o jiu-jitsu, e se tornou uma das lutas mais populares por sua conduta ética e pelo auxilio dehabilidades psicomotoras. As manifestações culturais vêm de sua vivência individual, nada melhor que as lutas para melhor conhecimento do seu corpo e assim desenvolverem habilidades maiscomplexas. Segundo Ferreira já que as lutas fazem sucesso em toda faixa etária, elas ajudam na liberação da agressividade, além de trabalhar a psicomotricidade e exploram o resgatehistórico que as relacionam com a ética e os valores. As lutas deve se incluir no contexto histórico do homem, já que lutamos desde a pré-história por sobrevivência.
Destamaneira temos como objetivo estudar e entender preconceitos, restrições das lutas, as inserir no contexto escolar, apresentar benefícios físicos, disciplinares conceituais e culturais.
tracking img