Lusiadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (783 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Estrutura de Os Lusíadas
Estrutura externa
Os Lusíadas estão divididos em dez cantos, cada um deles com um número variável de estrofes, que, no total, somam 1102. Essas estrofes são todas oitavas(têm oito versos) decassílabicas (cada verso tem dez sílabas métricas), obedecendo ao esquema rimático “abababcc” (rima cruzada, nos seis primeiros versos, e emparelhada, nos dois últimos).
Estruturainterna
Camões respeitou com bastante fidelidade a estrutura clássica da epopeia. A obra é constituída por quatro partes:
Proposição — O poeta começa por declarar aquilo que se propõe fazer,indicando de forma sucinta o assunto da sua narrativa; propõe-se, afinal, tornar conhecidos os navegadores que tornaram possível o império português no oriente, os reis que promoveram a expansão da Fé e doImpério, bem como todos aqueles que se tornam dignos de admiração pelos seus feitos (Canto I, estâncias 1-3).
Invocação — O poeta dirige-se às Tágides (ninfas do Tejo), para lhes pedir o estilo eeloquência necessários à execução da sua obra; um assunto tão grandioso exigia um estilo elevado, uma eloquência superior; daí a necessidade de solicitar o auxílio das entidades protectoras dos artistas(Canto I, estâncias 4 e 5).
Dedicatória — É a parte em que o poeta oferece a sua obra ao rei D. Sebastião (Canto I, estâncias 6-18).
Narração — O poeta canta os feitos dos Portugueses, tendo comoacção central a viagem de Vasco da Gama à Índia. A par desta, surge a narração da História de Portugal. A narração constitui o núcleo fundamental da epopeia. Aqui, o poeta procura concretizar aquilo que sepropôs fazer na “proposição”. Surge “in media res”, ou seja, já na viagem (característica da epopeia clássica).

A narração desenvolve-se em quatro planos diferentes, mas estreitamente articuladosentre si:
1. Plano da viagem — A acção central do poema é a viagem de Vasco da Gama. Luís de Camões percebeu a importância histórica desse acontecimento, devido às alterações que provocou, tanto...
tracking img