lusiadas- mensagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3965 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de dezembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
 Os Lusíadas, de Camões
Foram publicados em 1572 e são a principal obra épica da Renascença.
Influenciado pelo mundo antigo e pelas epopeias de Virgílio e Homero, Camões canta o povo aventureiro, a viagem de Vasco da Gama à Índia e as descobertas.
Exalta o espírito do povo português que foi capaz da formação de Portugal e da expansão imperial.
Narrativa épica que faz uma leitura mítica daHistória de Portugal. Em estilo elevado, canta uma ação heroica passada e analisa os acontecimentos futuros, cuja visão os deuses são capazes de antecipar.
O povo português é o herói coletivo e o sujeito da ação heroica.
Camões procura perpetuar a memória de todos os heróis que construíram o Império Português.
Os nautas, incluindo Vasco da Gama, são símbolo do heroísmo lusíada, do seu espírito deaventura e da capacidade de vivência cosmopolita.
Camões faz a síntese entre o mundo pagão e o mundo cristão.
Estrutura Externa – o poema é uma narrativa, em dez cantos, organizados em oitavas, com versos decassílabos e rimas com esquema abababcc (cruzada nos primeiros seis versos e emparelhada nos dois últimos).
Estrutura Interna – tal como as epopeias clássicas, divide-se em quatro partes:“Proposição”, a apresentação do assunto; “Invocação”, súplica da inspiração para escrever o poema; “Dedicatória”, oferecimento da obra a D. Sebastião, e “Narração”, desenvolvimento do assunto, já a meio da ação – in media res).
A obra desenvolve-se em quatro planos: Plano da Viagem (plano central, em que se narram os acontecimentos ocorridos durante a viagem de Lisboa a Calecut); Plano da Históriade Portugal (plano encaixado em que são contados episódios marcantes da nossa História); Plano da mitologia (plano paralelo que permite a evolução da ação, os deuses ou apoiam a viagem ou opõem-se-lhe); Plano do Poeta (plano ocasional em que o poeta vai fazendo as suas considerações).
Há um narrador principal que introduz o narrador Vasco da Gama (o herói individual) que representa o povoportuguês (o herói coletivo). O Gama narra a História de Portugal e a viagem desde Lisboa até Moçambique.
O narrador principal conta a viagem de Vasco da Gama desde Moçambique até à Índia e toda a viagem de regresso. É ele que passa a função aos outros narradores secundários: Paulo da Gama, que, em Calecut, explica o significado das 23 figuras representadas nas bandeiras; e a Fernão Veloso, que descreve oepisódio dos Doze de Inglaterra; ou a Júpiter que, através de profecias, anuncia para os Portugueses “feitos ilustres” no Oriente; ao Adamastor que vaticina as desgraças futuras; à Ninfa Sirena, que fala das glórias futuras dos Portugueses; e a Tétis que aponta os lugares onde os Portugueses hão-de realizar feitos heróicos.
Esta obra não canta apenas a viagem marítima e a História portuguesa,mas também revela o espírito do homem da Renascença que acredita na experiência e na razão.
No fim da obra a “Ilha dos Amores” é o símbolo da capacidade dos Portugueses na exploração dos mares, graças às experiências marítimas e ao seu espírito de aventura, mas também à vontade de aproximarem o Oriente e o Ocidente.
Camões faz as suas considerações e críticas ao longo do poema: refere os perigos,a guerra e os enganos; faz a apologia da expansão territorial para divulgar a fé cristã; manifesta o seu patriotismo e exorta D. Sebastião a dar continuidade à obra do povo português. Realça o valor das glórias alcançadas por mérito próprio; critica o facto de nem sempre se dar a devida importância às letras; denuncia a ambição e a tirania como honras vãs que não dão verdadeiro valor ao homem; elamenta a importância dada ao dinheiro, que é fonte de corrupções e traições.
Mensagem, de Fernando Pessoa
Contém 44 poemas, escritos entre 21 de Julho de 1913 e 16 de Março de 1934.
Nesta obra, o autor procura anunciar um novo império civilizacional.
É uma obra mítica e simbólica. Surge tripartida, a traduzir a evolução do país desde a sua origem, passando pela sua fase adulta, até à...
tracking img