Lupus

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1067 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é lupus?

Lúpus é uma doença autoimune rara, mais frequente nas mulheres do que nos homens, provocada por um desequilíbrio do sistema imunológico, exatamente aquele que deveria defender o organismo das agressões externas causadas por vírus, bactérias ou outros agentes patológicos.
O fato é que, no lúpus, a defesa imunológica se vira contra os tecidos do próprio organismo como pele,articulações, fígado, coração, pulmão, rins e cérebro. Essas múltiplas formas de manifestação clínica, às vezes, podem confundir e retardar o diagnóstico.
Lúpus exige tratamento cuidadoso por médicos especialistas. Pessoas tratadas adequadamente têm condições de levar vida normal. As que não se tratam, acabam tendo complicações sérias, às vezes, incompatíveis com a vida.http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/lupus/

Tipos de Lúpus
Existem 3 tipos de Lúpus: o Lúpus Discóide, o Lúpus Sistêmico, e o Lúpus Induzido por Drogas.
O Lúpus Discóide é sempre limitado à pele. É identificado por inflamações cutâneas que aparecem na face, nuca e couro cabeludo. Aproximadamente 10% das pessoas Lúpus Discóide pode evoluir para o Lúpus Sistêmico, o qual pode afetar quase todos os órgãos ousistemas do corpo.
O Lúpus Sistêmico costuma ser mais grave que o Lúpus Discóide e, como o nome diz (sistêmico=geral), pode afetar quase todos os órgãos e sistemas. Em algumas pessoas predominam lesões apenas na pele e nas juntas, em outras podem predominar as juntas, rins, pulmões, sangue, em outras ainda, outros órgãos e tecidos podem ser afetados. Enfim, cada caso de Lúpus é diferente do outro.
OLúpus Induzido por Drogas, também como o nome diz, ocorre como conseqüência do uso de certas drogas ou medicamentos. Os sintomas são muito parecidos com o Lúpus Sistêmico.
Algumas drogas já foram detectadas como facilitadoras do desenvolvimento de Lúpus. É o caso, por exemplo, da hidralazina, medicamento para tratamento da hipertensão, ou da procainamida, usada para tratamento de algumasarritmias cardíacas.
Entretanto, quando ocorre a doença auto-imune devido ao uso dessas substâncias, isso depende mais da pessoa que da própria substância, ou seja, não são todas as pessoas que tomam esses produtos que desenvolverão o Lúpus, mas apenas uma pequena porcentagem delas. Isso significa que a imunidade dessas pessoas vulneráveis à doença auto-imune é que é o problema, propriamente dito.http://gballone.sites.uol.com.br/psicossomatica/lupus.html

O que causa o Lúpus Eritematoso ?
A causa do Lúpus é desconhecida.
Algumas teorias admitem que uma combinação de influências (tais como certos medicamentos, infecções e excesso de exposição ao sol) podem ser factores determinantes no aparecimento da doença. Verificou-se que, nas familias de doentes com Lúpus, há uma frequência maior doque é normal de Artrite Reumatoide.
Muitos dos familiares têm anticorpos no sangue, embora possam não ter qualquer sintoma da doença. Outras teorias focam um tipo especial de reacção alérgica. Um doente desenvolve anticorpos contra os seus próprios tecidos, como se fosse alérgico a si próprio.
Contudo a questão básica continua por responder: O que é que provoca que um doente produza estesanticorpos contra os seus próprios tecidos?
Determinar a causa desta doenca será passo importante na prevenção e cura da mesma.
Em menos de 10% de doentes com LES, a doença pode ter sido causada por um medicamento. É essencial que o seu médico saiba todos os medicamentos que está a tomar, incluindo vitaminas, remédios para as dores de cabeça, etc....
http://pedroecarla.tripod.com/lupus.htmSintomas do lupus
Os sinais de sintomas de lupus variam de pessoa para pessoas. Alguns têm apenas poucos sintomas, enquanto outros têm mais. Os sintomas do lupus também tendem a aparecer e sumir. Os sintomas comuns de lupus são:
* Dor e rigidez na articulação, como ou sem inchaço.
* Dores musculares.
* Febre sem causa conhecida.
* Cansaço.
* Rachaduras na pele.
* Anemia.
* Problemas de...
tracking img