Lukas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola estadual Vasco vasques

Geografia

Manaus – AM

2011

Geografia

Trabalho apresentado para obtenção de nota na
Disciplinade geografia. Orientador: Prof. Airton Ricardo.


Aluno (a): Ana Karolina
Aluno (a): Aline Garcia
Aluno (a): thamyres Andrea
Aluno (a): Lucas Gabriel
Aluno (a): Helen Ingrid

Os três maiores rios do mundo

Rio Amazonas - 6.868 km

Rio Nilo - 6.695km

Rio Yangtze - 6.380 km

Os pequenos cursos d'água na Amazônia

Um curso de água, curso d'água ou fluxo de água é qualquer corpo de água fluente.
Rios, córregos, riachos, regatos, ribeiros, etc. são cursos de água.
Enciclopedicamente, um Rio "Designa um curso de água, permanente ou temporário, navegável ou não, procedendo de uma fonte única ou formado pela reunião de regatosou correntes de água de menor volume e que deságua noutro curso de água ,num lago ou no mar. O lugar onde o rio começa a correr chama-se nascente. Aquele onde deságua chama-se foz. As águas seguem o seu declive segundo o seu talvegue, de montante (lado onde nasce) para jusante (o lado onde termina), entre as duas margens: direita e esquerda, conforme o colar que ocupam, em relação a um observadorvoltado para jusante. O leito do rio é o terreno por onde ele corre. No lugar próximo da foz, o leito do rio alargar-se, em geral, para formar um estuário. Quando o rio deságua no mar por várias aberturas, o espaço compreendido entre os braços extremos chama-se delta que é em geral muito fértil"
Nos cursos de água também se fala do caudal - ex: caudal médio de 40,3 m³/s) -, do comprimento e deafluente.


Os principais aspectos da bacia hidrográfica amazônica

Bacia Amazônica
- Localizada na região norte do Brasil, é a maior bacia hidrográfica do mundo, possuindo 7 milhões de quilômetros quadrados de extensão (4 milhões em território brasileiro).
- O rio principal desta bacia é o Amazonas que nasce no Peru e depois percorre o território brasileiro.
- Possuí cerca de 23 milquilômetros de rios navegáveis.
- Fazem parte desta bacia diversos afluentes do rio Amazonas como, por exemplo, rio Negro, Solimões, Branco, Juruá, Xingu, Japurá, entre outros.
Em 1541, o explorador espanhol Francisco de Orellana percorreu, desde as suas nascentes nos Andes peruanos, distante cerca de 160 km do Oceano Pacífico, até atingir o Oceano Atlântico, o rio que batizou de Amazonas, emfunção da visão, ou imaginação da existência, de mulheres guerreiras, as Amazonas da mitologia grega.
Este rio, com uma extensão de aproximadamente 6.500 km, ou superior conforme recentes descobertas disputam com o rio Nilo o título de mais extenso no planeta. Porém, em todas as possíveis outras avaliações são disparadas, o maior.
Sua área de drenagem total, superior a 5,8 milhões de km2, dos quais3,9 milhões no Brasil representam a maior bacia hidrográfica mundial. O restante de sua área dividi-se entre o Peru, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana e Venezuela. Tal área poderia abranger integralmente o continente europeu, a exceção da antiga União Soviética.
O volume de água do rio Amazonas é extremamente elevado, descarregando no Oceano Atlântico aproximadamente 20% do total que chega aosoceanos em todo o planeta. Sua vazão é superior a soma das vazões dos seis próximos maiores rios, sendo mais de quatro vezes maior que o rio Congo, o segundo maior em volume, e dez vezes o rio Mississipi. Por exemplo, em Óbidos, distante 960 km da foz do rio Amazonas, tem-se uma vazão média anual da ordem de 180.000 m3/s. Tal volume d'água é o resultado do clima tropical úmido característico...
tracking img