Luiza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O QUE É GLOBALIZAÇÃO?

A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado. A intensificação da globalização  aconteceu na década de 70, e ganha grande velocidade na década de 80. Um dos motivos para essa aceleração é odesenvolvimento de novas tecnologias, como por exemplo, no ramo da comunicação.
Como ocorre a globalização?
Veja o exemplo abaixo para ter uma idéia de como acontece a globalização, e o que é ela.
• O produtor efetua a compra da matéria-prima de qualquer lugar do mundo, onde ela seja barata e de boa qualidade. • Instala a sua fábrica aonde a mão de obra é mais barata. O lugar não importa muito para onde serãovendidos os produtos. • Após a fabricação do produto, o produtor distribui sua mercadoria para qualquer lugar do mundo que ele desejar.
Em suma, na globalização  você pode comprar um produto que foi fabricado do outro lado do mundo, como por exemplo China, mas utilizando a matéria-prima que foi comprada em outro país.

CONCEITO
Globalização é resultado dos processos sócio-econômicos por qualpassou o mundo nos últimos 15 anos, fazendo com que os capitais e as empresas transnacionais(multinacionais) adentrem em qualquer nação buscando as melhores condições de produção, e maiores lucros, independenpente de qual seja, buscando os melhores resultados para seu conglomerado, e não se preocupando em contruibuir para determianda nação se desenvolva em relação as demais.
É o fim das ideologiaspolíticas e a divisão mundial em grandes blocos comerciais, facilmente identificáveis.
Diante desse quadro, os presidentes(ou primeiros-ministros)dos países, quase que se transformaram em garotos-propagandas desses, em busca do desenvolvimento de seus respectivos territórios e seu povo, tentando atrair as grandes empresas e os captais voláteis dispersos por todo o globo.

O lema da globalização é:pense globalmente, haja localmente.

AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA GLOBALIZAÇÃO
As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridizaçãoentre culturas populares locais e uma cultura de massa universal, [...]

ADAPTANDO-SE A GLOBALIZAÇÃO:

Atualmente vivemos em ambientes complexos que exigem gestão permanente de nossas capacidades pessoais. A flexibilidade, velocidade e a capacidade de alinhar comportamentos são requisitos fundamentais para um modelo de relacionamento efetivo, relacionamento esse necessário para se manter avantagem competitiva.
A complexidade do mundo atual, cada vê mais globalizado, onde a competição é acirrada e as organizações buscam qualidade total e liderança empresarial trouxe a compreensão de que a questão do desempenho está ligada inicialmente ao modo como as pessoas se percebem, percebem a própria história e suas relações. Pensar em desenvolvimento significou então, pensar em revitalizar aorganização, a partir da capacitação das pessoas em conversações e na criação de espaços de aprendizagem.
Tal capacitação é hoje chamada de “ontológica’’, porque mais que um aprender a fazer, antes pressupõe um aprender a ser. Marcondes (1999) afirma que, uma empresa possui cultura da mudança quando os colaboradores são estimulados, permanentemente, a adotar novos comportamentos,
mudar paradigmas,introduzir inovações e correr riscos conscientes, porque se sentem seguros de que, caso falhem ou fracassem, isso não será motivo para serem excluídos, humilhados ou rejeitados.
Os erros são vistos como espaços de aprendizagem. As empresas que quiserem cultivar a cultura da mudança tão necessária á sobrevivência no mercado globalizado de hoje terão de se adaptar.

GLOBALIZAÇÃO E O PROCESSO DE...
tracking img