Luiza

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1100 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AS DUAS FACES DA MÍDIA E SUAS IMPLICAÇÕES NA FORMAÇÃO DA SOCIEDADE



A mídia é uma ferramenta de grande poder, pois cabe às organizações que a constituem, a difusão de informações, conhecimento e entretenimento. Ou seja, a mídia está intrinsecamente relacionada com a educação, a cultura e com o desenvolvimento como um todo.
Reconhecida pelos serviços prestados àsociedade, a mídia passou a ser reverenciada e assumiu papel de destaque nesse meio. Contudo, com o passar dos anos e devido às facilidades na comunicação proporcionada pelo desenvolvimento tecnológico – tanto em termos científicos como conceituais, que ditaram o surgimento de equipamentos, recursos, formas de gestão, dentre outros.
Por conta dessa ressignificação e da potencializaçãoda sua capacidade de influenciar pessoas, a mídia – inevitavelmente - passou a deter muito mais poder do que seria o ideal, isso porque de posse de tantas informações e com condições para direcionar seus discursos para públicos específicos, acabou por definir caminhos para a manipulação das pessoas em termos de comportamento social, consumo, ideologias, dentre outros campos em que ela temparticipação e interfere.
Vários estudos já foram realizados sobre o tema, dando origem a livros, artigos, filmes, quadrinhos, enfim, uma série de produções que buscam através de suas linguagens específicas, alertar o cidadão para o grande controle que se desenrola ante seus olhos, o evolve e enreda, e esse não é capaz de perceber.
Com seus discursos e produtos cuidadosamenteelaborados, a mídia consegue induzir ao consumo tudo o que ela produz e divulga, inclusive ideias, ideologias, conceitos, por meio de subjetividades, mensagens implícitas nas entrelinhas de seus discursos.
A propósito dos discursos utilizados pela mídia, esses se dão na forma verbal e não verbal, e para tanto são lançados mão de todos os meios possíveis para encantar, convencer,lançar dúvidas, cooptar pessoas para a sua forma de pensar.
Se essas investidas tivessem origem apenas em boas intenções, a mídia estaria, mais uma vez, prestando um serviço à sociedade, mas o que acontece na prática é um desserviço, ou, pior, o que se vê é uso de toda a estrutura que as grandes corporações desse segmento possuem para atingir objetivos particulares, numa prática demanipulação que por mais incrível que possa parecer, não sofre maiores regulamentações.
Para se falar a verdade, existe pouquíssima auto-regulamentação nesse sentido, e o que se observa é o crescimento do poder da mídia sobre as pessoas, o que é feito de várias formas, indo desde a abordagem sutil, nas entrelinhas, passando pela omissão, até chegar ao posicionamento.
Não hácomo duvidar da influência e participação da mídia em processos importantes no país, envolvendo eleição e cassação de políticos, indicação e demissão de técnicos de futebol, discussão sobre temas polêmicos em novelas que serviram para mudar leis e ampliar as discussões sobre alguns problemas que ainda eram considerados tabus, dentre tantas outras situações.
No centro dessas questões, éimpossível deixar de destacar o papel das organizações Globo, pelo número de emissoras, rádios, jornais e produtoras que tem sob seu controle, e faz uso dessa máquina em todas as áreas na qual julga ser importante interferir.
Mas, o que poderia ser uma intervenção positiva, ensejando a reflexão sobre o tema – como, inclusive tem feito em algumas poucas produções – acabou se tornandoum exercício de manipulação sem precedentes no país, alvo de críticas, de desgosto pela população e de punições por parte do Ministério Público.
É preciso lembrar que uma das missões das organizações que se propõem a trabalhar com a comunicação e com a informação – que atuam no segmento do jornalismo, mais precisamente - é assegurar que as notícias sejam veiculadas de forma a dar...
tracking img