Luiz gonzaga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Luiz Gonzaga do Nascimento era filho do lavrador e sanfoneiro, senhor Januário José Santos e de Ana Batista de Jesus, agricultora e dona de casa. Ele nasceu numa fazenda chamada Caiçara, na zonarural de Exu, Pernambuco, em 13 de dezembro de 1912. Desde criança “tomou gosto” pela sanfona de oito baixos do pai, a quem ajudava tocando zabumba e cantando em festas. Ainda garoto Luiz Gonzaga faziaquestão de acompanhar seus pais às festas onde podia tocar por mais tempo, diferente dos outros garotos de sua idade que queriam ir para se divertirem, Luiz Gonzaga gostava era de ficar no palco tocandocom seu pai e outros músicos.

Serviu ao exército em 1930, mas já era conhecido como sanfoneiro. Viajou pelo Brasil como corneteiro e, às vezes se apresentava em festas, tocando sanfona. Deubaixa em 1939 quando foi morar no Rio de Janeiro, levando sua primeira sanfona nova.
Passou a tocar nos mangues, em bares, nos cabarés da Lapa, além de se apresentar nas ruas, passando o chapéu pararecolher dinheiro, como uma pessoa qualquer que toca para ganhar o dinheiro do sustento. Logo depois começou a participar de programas de calouros, inicialmente sem êxitos, até que ganhou o primeirolugar no programa de Ary Barroso, na Rádio Nacional, com sua música "Vira e mexe”. A partir de então, começou a participar de vários programas radiofônicos, inclusive gravando discos, como sanfoneiro,para outros artistas, até ser convidado para gravar como solista, em 1941.

Prosseguiu fazendo programas de rádios, que estavam no auge e tinham artistas contratados. Trabalhou na Rádio Clube doBrasil e na Rádio Tamoio, e prosseguia gravando seus mais de 50 solos de sanfona. Em 1943, já na Rádio Nacional, passou a se vestir como vaqueiro nordestino e começou a parceria com Miguel Lima, quecolocou letra em "Vira e mexe", transformando-a em "Chamego", com bastante sucesso. Nessa época, recebeu de Paulo Gracindo o apelido de Lua. Casou-se no ano de 1948 com Helena das Neves quando já tinha...
tracking img