Luispaulo21100

891 palavras 4 páginas
A Terapia Ocupacional no contexto ambulatorial e domiciliar em gerontologia.

Sabemos que o envelhecer mudou muito nos últimos anos, pois o idoso vem adquirindo uma nova “ cara”,aumentando sua expectativa de vida e de uma forma ativa, com isso o tratamento da saúde também tem que mudar. Pois os cuidados devem ser voltados à essa nova realidade, intensificando a autonomia, independência e funcionalidade.
O envelhecimento populacional fará com que os médicos e profissionais de saúde,independentemente de sua especialidade, lidem cada vez mais com pacientes idosos.
(DUARTE ;REGO ,2006 p. 694)
É necessário também o apoio das políticas de saúde pública, visando uma melhor assistência para uma melhor condição de vida para esses idosos. A terapia ocupacional também tem um papel fundamental no envelhecer, pois além de propiciar um cuidado em varias áreas e não somente a doença em si. Tanto trabalhando nas suas atividades de vida diária (AVD’s) , tanto nas instrumentais de vida diária ( AIVD’s) .
E principalmente auxiliando a família a tratar desse idoso, dando o apoio e o suporte nas doenças e debilidades que a própria idade acarreta. A família tem um papel fundamental, também na vida cotidiana do idoso, pois ela age juntamente, com a equipe , propiciando uma qualidade de vida maior e melhor a eles.

O setor ambulatorial:
Esse setor tem como caráter fundamental trabalhar com uma equipe multidisciplinar, pois assim o idoso pode ser acompanhado de uma maneira geral, contando com vários profissionais da área da saúde, sendo assim acompanhado mais amplamente.
E contando principalmente com o medico geriátrico, como diferencial.
Segundo (LINHARES et al, 2003 p. 321 ) afirma que : “Assim sendo, o ambulatório de Geriatria enquanto instância clínica representa não somente uma porta de entrada do idoso no ambiente hospitalar, mas igualmente uma importante fonte de informações sócio demográficas e clínicas.”
O setor ambulatorial também fornece a

Relacionados