Luis de camoes

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (629 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Vida e Obra
Luís Vaz de Camões terá nascido por volta dos anos de 1524 e 1525 e morreu a 10 de Junho de 1580, pensa-se que o local destes acontecimentos terá sido Lisboa.
Foi um importantíssimoescritor, nomeadamente, poeta português, que deixou o seu nome marcado na literatura portuguesa. É por muitos considerado um dos mais célebres poetas do Ocidente, é também o autor da única epopeiaportuguesa, a obra “Os Lusíadas”.
Nasceu numa família da pequena nobreza, sendo filho de Simão Vaz de Camões e de Ana de Sá e Macedo. Em relação à sua educação, estudou pelos moldes clássicos dedicando -se desde muito jovem ao estudo de Letras, como o Latim, Literatura e História. Terá estudado desde 1531 a 1541 na Universidade de Coimbra Literatura e Filosofia. Durante este tempo, o seu tio paterno,D. Bento de Camões, funcionou como o seu tutor. Iniciou a sua carreira como poeta lírico na corte de D. João III e aí teve vários amores com damas da nobreza. E por causa de um amor mal sucedido, em1549, com Dona Catalina de Ataíde diz-se que se auto - exilou em África onde perdeu o olho direito numa batalha, em Ceuta, contra os Mouros (perda esta referida na “Canção Lembrança de Longa Saudade”)e participa em várias batalhas em defesa da pátria portuguesa. Passado algum tempo regressa a Lisboa onde esteve várias vezes preso, nomeadamente, em 1552, por ter entrado em desacatos com umfuncionário da Cavalariça Real. Passado um ano é libertado , embarca para o Oriente e terá sido por esta altura que compôs o primeiro canto de “Os Lusíadas”. Em 1556 é nomeado provedor-mor em Macau, de seguidavolta a Goa e há um naufrágio na foz do Rio Mecom onde se salvou nadando com um braço e no outro erguia o manuscrito da sua magnífica obra, facto retratado no décimo canto, estrofe 128. Depois, em1562 é preso devido a dívidas não pagas, mas é libertado pelo vice-rei Conde de Redondo. Passados quatro anos navega para Moçambique e em 1570 regressa a Lisboa na nau Santa Clara. Em 1572 conseguiu...
tracking img