Lugares para pratica do comercio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPITULO IV
LUGARES PARA A PRÁTICA DO COMÉRCIO

Sumário

Estabelecimento comercial, loja, supermercado, centros comerciais, filiais e outras ramificações
Feiras nacionais e internacionais
Bolsas e suas funções. Cotações e câmbios
Corretores de bolsas. O CERTO e o INCERTO Das arbitragens de câmbios
Armazéns, entrepostos comerciais, portos e zonas francas

Estabelecimento comercial,loja, supermercados, centros comerciais, filiais e ramificações

Dá-se o nome de estabelecimento comercial ao conjunto das instalações (prédios, infraestruturas, equipamento) localizadas num certo sítio fixo onde se realizam as operações comerciais dos comerciantes, cooperativas, empresas estatais, empresas públicas e sociedades comerciais em geral.
A loja é um conceito mais restrito que designao local aberto ao público onde se efectua a venda dos produtos.
Supermercado é um estabelecimento moderno e complexo que se caracteriza por comercializar em geral produtos alimentares mas também uma gama muito vasta de bens e serviços não especializados como sejam: alfinetes, botões, roupas, canetas, bicicletas, cadernos, livros, flores, ferragens, artigos eléctricos, produtos farmacêuticos,artigos de higiene e limpeza doméstica
Centros comerciais - na essência são locais bastante amplos onde se concentram uma gama muito variada de estabelecimentos comerciais, lojas, supermercados com as características e objectivos que acabámos de definir.

Ramificações:

Filiais são as ramificações que se instalam dentro do país, normalmente nas principais cidades; nada impede que se abrauma filial no estrangeiro embora nestes casos a tendência seja de não chamar filial mas um outro nome (v.g. agência).
Sucursal não tem nenhuma diferença prática em relação ao conceito de filial. Às vezes as empresas e sociedades preferem a designação sucursal porque a de filial normalmente traz implícita a ideia de dependência familiar.
Delegações são ramificações de importância menor do que asfiliais e sucursais, no sentido de que em regra aquelas são simples escritórios com poucas pessoas que fazem o que se costuma dizer de caixa de correio, porque a execução efectiva das operações compete ao estabelecimento comercial principal ou à filial mais próxima. Nada impede na prática que se dê às delegações o estatuto e funções das filiais.
Agências são estabelecimentos comerciais que emregra são propriedade de outros comerciantes, empresas e sociedades que por simples acordos se comprometem a fazer negócios e operações comerciais e financeiras em nome e por conta do estabelecimento comercial principal.

Feiras nacionais e internacionais

Feiras são locais onde em determinados dias de cada ano, e numa base regular, se concentram comerciantes, cooperativistas, representantesde empresas, sociedades comerciais e outras pessoas ou entidades para realizarem diversas operações relativas a mercadorias e serviços. Há feiras de carácter geral onde se realizam operações sobre todo o tipo de produtos e há feiras especializadas (de bens de consumo, de equipamento, de mobiliário, de gado, de artesanato, etc).
Existem feiras nacionais, regionais e internacionais. A feirarealizada em Maputo por ocasião do 10º Aniversário da Independência foi uma feira nacional. As feiras que se realizam nas províncias (exemplo em Nampula) são regionais ou provinciais; as feiras de Ndola (Zâmbia), Dar-Es-Salaam (Tanzania), FACIM (MAPUTO), Leipzig (ex-RDA), são feiras internacionais.

Bolsas e suas funções. Cotações e câmbios

Bolsas de Valores são locais organizados abertos aopúblico onde se reúnem os comerciantes, os agentes de comércio, banqueiros, financeiros e outras entidades devidamente autorizadas, para discutir, decidir ou realizar operações comerciais e financeiras relativas a fundos públicos e particulares (nacionais ou estrangeiros), títulos de crédito, metais preciosos, divisas cambiais, mercadorias.
Pela definição apresentada tem-se as seguintes categorias...
tracking img