Ludopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TÉCNICAS LUDOPEDAGÓGICAS

Os jogos lúdicos ou a ludopedagogia treinam as habilidades específicas e sentidos sensoriais da criança, por meio de atividades agradáveis e prazerosas, e, sobretudo motivadoras. Até os doze anos de idade, a criança está em constante desenvolvimento e as atividades aprimoram os seus recursos, mas somente são eficientes se propostas de forma agradável, envolvente emotivadora.
Os jogos lúdicos visam um plano específico e são propostos em gradativos níveis de dificuldade, com coerente programa de sua efetiva aplicação. As brincadeiras ocasionais incoerentes com o desenvolvimento físico, emocional e psíquico da criança, não representam as técnicas ludopedagógicas, apenas momentos de prazer.
Seria interessante se, antes da criança iniciar aprendizagem deoperações aritméticas, através de brincadeiras lúdicas, treinasse seu senso de raciocínio e sua capacidade de abstração. Jogar com a criança, a partir de práticas visuais e verbais antes de começar nas regras da Comunicação e Expressão, também ajudaria em seu aperfeiçoamento. Dessa forma, o aprendizado seria mais rápido e eficaz.
Os treinamentos para ouvir, aprimorar o tato, concentrar, expor comobjetividade, raciocinar, e mais diversas habilidades, resultam ao sucesso do indivíduo e ao aprendizado significativo, podendo usá-las com maior êxito nas atividades onde essas habilidades são colocadas em conjunto.
A ludopedagogia visa justamente aprimorar essas habilidades específicas e se essa técnica fosse utilizada com maior freqüência, em qualquer lugar, seja em casa, na escola, na empresa, jáque o local de aplicação é irrelevante, não haveria tantos problemas de aprendizado.
Há jogos para desenvolver a atenção e a concentração; a reeducação da atenção começa com a criação do hábito de selecionar idéias a perseguir, levando a uma concentração visual externa e interna, que estimulará a concentração dos órgãos dos sentidos. Os jogos que desenvolvem a sensibilidade tátil e a acuidadevisual estimulam a imaginação e a espontaneidade, tendo uma força socializadora, libertando as emoções, desenvolvendo a auto-estima, o companheirismo e a cooperação. Além disso, existem jogos para desenvolver o paladar, a audição, a imaginação, a criatividade e a motricidade.
Os jogos lúdicos são aplicados por monitores, que não devem aparecer ou falar demais, para que não limite a atividade dacriança nos jogos que estimulem a imaginação. A criança necessita de segurança, devendo o monitor aceita-la como é; deve ser destacada por sua participação e empenho, nunca por seu resultado. Os jogos, além de valorizarem a capacidade sensorial e a criatividade, contribuem para um aprimoramento motor.






Por: Roberson Aparecido de Oliveira Carneiro
Ludopedagogia, a arte de ensinar
RobersonAparecido de Oliveira Carneiro[1]

“Não se pode ensinar coisa alguma a alguém, pode-se apenas auxiliá-lo a descobrir por si mesma.”
(Galileu Galilei)
A introdução do lúdico na vida escolar do educando é uma maneira muito eficaz de perpassar pelo universo infantil para imprimir-lhe o universo adulto, nossos conhecimentos e principalmente a forma de interagirmos. A atividade lúdica é muitoimportante para o desenvolvimento sensóriomotor e cognitivo, desta forma, torna-se uma maneira inconsciente de se aprender, de forma prazerosa e eficaz.
A finalidade é enfatizar a importância dos educadores terem em mente os objetivos e os fins da brincadeira desenvolvida, sua utilização lúdica, cognitiva, sócio-cultural, e mais, precisam saber observar as condutas dos educandos para entãodiagnosticar, avaliar e elaborar estratégias de trabalho; identificando, desta forma, as dificuldades e os avanços dos educandos. Este estudo está fundamentado em Lev Vygotsky e Jean Piaget, pois, embora estes estudiosos tenham concepções diferentes de desenvolvimento, cada qual em conformidade com a sua concepção trata da importância do brinquedo no desenvolvimento infantil.
Fröebel foi o primeiro...
tracking img