Ludmila

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Administração
Microeconomia
Professor Leonardo Parma de Lima

A invasão chinesa no Brasil ameaça ou oportunidade?


A INVASÃO CHINESA NO BRASIL AMEAÇA OU OPORTUNIDADE?

A China é um país onde o seu governo é dominado por três organizações - o Partido Comunista Chinês, os militares e o Conselho de Estado. Quase todos os líderes militares e do Conselho ocupam cargos de comando noPartido Comunista. Isso significa que o Partido controla firmemente o sistema político chinês. E como não poderia deixar de ser, num país das maiores coisas do mundo, também o Partido Comunista é o maior do planeta, com 40 milhões de afiliados. 
A constituição do país foi adotada em 1982 e estabelece o Congresso Nacional do Povo como a mais alta autoridade governamental. Seus membros têm mandatosde cinco anos. O Partido Comunista indica os candidatos ao congresso, e esses são eleitos por governos provinciais eleitos indiretamente por governos locais. O congresso desempenha funções legislativas e transmite os programas nacionais do governo aos outros órgãos governamentais. Na prática, o congresso não tem poder real. O Conselho de Estado é responsável pelas tarefas cotidianas do governo. Aorganização é chefiada pelo primeiro-ministro chinês, o chefe de governo no país nomeado pelo Partido Comunista. Além de planejar a economia e a política da China, o Conselho de Estado estabelece e executa os regulamentos administrativos. A China está dividida em 23 províncias, 5 regiões autônomas, 4 municípios sob comando direto do Governo Central e 2 regiões administrativas especiais.
A chinaé hoje um país que possui dois sistemas econômicos controlados por um único sistema político, esse sistema é definido como economia “socialista de mercado”. E esse tipo de economia é tipicamente chinês, onde o socialismo de mercado consiste teoricamente na regulação, orientação e iniciativa do estado e essas funções se sobrepõem a iniciativa privada.Nesse sistema tudo é regulado pelo Estado, e ogoverno continua sendo o maior proprietário de empresas, porém na maior parte como acionista e não mais como único dono. O Partido comunista chinês controla totalmente o ritmo e velocidade da abertura econômica chinesa, como forma de evitar o desgaste político.
Após esse sistema a china apresentou características peculiares de uma potência, essas características foram investimentos eminfraestrutura, criação de shopping centers, que é um dos símbolos do capitalismo, a bicicleta que era o principal meio de locomoção na china foi substituída pelo automóvel. Essa mudança não ocorreu somente no âmbito financeiro, mas também no modo de vida e característica física da população chinesa. Essas mudanças e novas características não implicam somente na vida dos chineses, mas sim de todo o mundo,devido a grande exportação de diversos produtos chineses, principalmente no Brasil isso reflete muito.
Embora a china seja um país politicamente comunista, sua economia é capitalista, pois a maioria das propriedades ainda é do governo, e a população as usa como uma mistura de comodato e aluguel.
Somente agora a propriedade privada foi aceita pela legislação chinesa!
A china é governada pelopartido comunista, mas sua economia está aberta. Economicamente a China é capitalista, mas politicamente não. Isso se deu pela série de reestruturações ocorridas nos anos 70, o resultado dessas reestruturações possibilitou que a China se transformasse no que ela é hoje. Essas mudanças não alteraram, porém, o poder do Partido Comunista Chinês dentro do país, o regime ainda se mantém “fechado” apesar detudo.
No que se diz respeito aos acordos entre Brasil e China, os dois países estão cada vez mais próximos, e essa proximidade é proveniente de acordos e iniciativas nos campos comercial, tecnológico, cultural e agrícola. Brasil e China estão estreitando seu relacionamento e sendo elevados a parceiros estratégicos globais. "Queremos uma expansão em investimentos recíprocos: de empresas...
tracking img