Ludico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1879 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Projeto Integrado de áreas: “PROJETO FRANKLIN”
       No primeiro bimestre de 2006, realizamos o projeto “Franklin”. Através do contato direto com uma tartaruga, as crianças tiveram a oportunidade de externar e trabalhar suas emoções com relação ao momento de adaptação e readaptação à escola.
        As histórias usadas “Franklin vai à escola”, “Franklin e a bicicleta” e “Franklin tem medo deescuro”, entre outras, possibilitaram a reflexão e a expressão de sentimentos como medo, alegria, tristeza, etc.
        Além disso, as crianças puderam ter contato direto com o animal, e firmaram vínculo com ele. Também observaram suas características físicas, e comparando-o a outros animais da escola.
Foi um projeto realizado em rede em que as crianças puderam levantar algumas questõessobre o assunto. Além de proporcionar a realização de experiências, observações e coleta de dados que ajudassem a respondê-las, abriu-se um espaço para abordar valores e sentimentos que deverão ser enfocados durante o ano todo.
[pic][pic]

Projeto integrado de áreas: "PROJETO BRASIL"
Este projeto teve início quando encontramos em nossa sala uma mala. De quem seria ela? O que teria dentro dela?            Após trabalharmos estimativas e possibilidades, abrimos a mala.
            Dentro dela havia diversos objetos, entre eles uma camisa xadrez, um par de botas, uma cueca, um CD de músicas e uma cópia de uma obra de Cândido Portinari.
            No dia seguinte, apareceu em nossa escola um menino (um boneco) que tinha o apelido de Brasileirinho por gostar muito do Brasil.            A partir dele, e de muitas de suas histórias, pudemos trabalhar a riqueza cultural do Brasil e suas manifestações populares.
            Por ser um tema muito abrangente, dividimos este projeto em 2 módulos.
No primeiro módulo, nos detivemos no momento da Festa Junina – realizamos um Estudo do Meio a uma fazenda, trabalhamos a vida rural e a vida urbana, culinárias típicas, arte brasileira, etc.            No mês de agosto, iniciamos o segundo módulo, em que trabalhamos o Folclore através das brincadeiras que os pais das crianças brincavam quando eram pequenos, e das histórias que Brasileirinho nos contou sobre suas viagens ao Sítio do Picapau Amarelo e a algumas regiões do Brasil.
Tudo isso “recheado” de muita arte e música brasileiras...

Brasileirinho – o personagemprincipal de nosso Projeto
[pic]

Zé Buscapé veio nos contar sobre a vida no sítio [pic][pic]

[pic]

ESTUDO NO MEIO DA FAZENDA

[pic]

BRINQUEDO E BRINCADEIRAS

Um pai veio nos mostrar como se confecciona uma PIPA

[pic]
[pic] DOMINO DE MADEIRA

[pic] BOLINHA DE GUDE

Projeto Integrado de Áreas: “BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS”
Logo que voltamos às aulas, no mês deagosto, iniciamos um novo projeto, intitulado “Brinquedos e brincadeiras”. Pretendíamos, dentre outras coisas, resgatar um pouco da nossa cultura através das brincadeiras folclóricas.
Os depoimentos dos pais e mães acerca das brincadeiras que realizavam quando eram crianças deram subsídios para a elaboração de questões que formaram a nossa REDE.
Várias questões fizeram parte da nossa rede, entreelas:
1- Que brinquedos dá para fazer com papelão?
2- Como era o futebol?
3- Como se joga bolinha de gude e pique-esconde?
4- Os papais também jogavam vídeo game quando eram crianças?
5- Os brinquedos são feitos de quê?
 
Para respondê-las, passamos a pesquisar sobre o mundo do brincar, buscando informações em livros, perguntando aos pais e, principalmente, brincando, brincando, brincando... 
Segue abaixo relatos de crianças sobre o projeto em desenvolvimento:
- “O mais legal é brincar” (Lucas)
- “Eu aprendi a brincar de futebol e bolinha de gude. Futebol é de chutar e bolinha-de-gude é de dar peteleco” (Heitor)
- “Eu estou aprendendo essas coisas de brincar, e que tem brinquedo de plástico, de pano, de madeira, e de outros tipos..., de máquina, de metal...”...
tracking img