Ludico no ensino de historia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1232 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
USANDO O LÚDICO NA DISCIPLÍNA DE HISTÓRIA



Autor: Ademir Rocha

Professor-Tutor Externo: Jorge Luiz Buerger
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID-0226) – Prática do Módulo IV
21/09/2012



RESUMO


O uso do lúdico na disciplina de história tem o objetivo de auxiliar no aprendizado do aluno, de uma forma descontraída, uma forma maisleve de se aprender. Para uma melhor eficácia desta prática, faz-se necessário uma interação entre professor e aluno. Um dos métodos aplicados no uso do lúdico, são as brincadeiras, os jogos a musica, teatro, sem esquecer a prática da literatura, ou seja, o domínio da leitura. O lúdico no ensino da disciplina de história irá proporcionar uma melhor forma de aplicar os conteúdos curriculares aosalunos, além de proporcionar a interatividade e socialização dos alunos em sala de aula.


Palavras-chave: Professor. Lúdico. História



1 INTRODUÇÃO


Uma das características principais do método lúdico na aplicação ao ensino da disciplina de História, talvez seja a socialização de idéias e a interatividade, pois brincando, cantando, representando ou jogando, isto é se divertindo,proporcionará ao aluno uma melhor descontração, ao mesmo tempo que ele adquire e assimila conhecimentos e saberes com melhor desempenho e criatividade.

Atualmente, alunos de escolas públicas ou privadas e até mesmo alunos universitários consideram e conceituam o aprendizado histórico como uma coisa difícil de ser dirigido, estudado ou abordado. Com o uso da ludicidade, e possível obteros mesmos ou até melhores resultados de uma forma mais leve e menos estressante aos alunos.

















2 O LÚDICO NO ENSINO


Para um melhor entendimento do lúdico devemos ter em mente a idéia de aprender brincando ou aprender se divertindo. De acordo com autores especialistas nessa área o ensino do lúdico segue essa linha ou essa filosofia Na metodologia lúdica oaluno aprende e adquire conhecimentos de uma forma menos estressante. “O lúdico refere-se a uma dimensão humana que evoca sentimentos de liberdade e espontaneidade de ação” (NEGRIME, 2000).


Seguindo esse raciocínio, podemos notar um elogio ao método lúdico, dando a entender dessa forma, que o lúdico seria o ideal, ou o método que mais se aproximaria da perfeição e termos de metodologiade ensino e aprendizagem. O uso do lúdico no ensino de Historia tem como objetivo, proporcionar ao aluno um aprendizado de uma forma menos estressante, pois quebra aquela rotina torna muitas vezes a matéria uma coisa muita chata para aluno em sala de aula.


O método lúdico abrange em sala de aula atividades descontraídas e mais desobrigadas, permitindo que o aluno aprenda de uma formamais fácil, melhorando seu desempenho e criatividade. Por tanto a ludicidade por si só se relaciona com a educação. Mas atualmente vem sendo usado como recurso pedagógico. Sendo assim:


Em suma, "o jogo é um fator didático altamente importante; mais do que um passatempo, ele é elementoindispensável para o processo de ensino-aprendizagem. Educação pelo jogo deve, portanto, ser a preocupação básica de todos os professores que têm intenção de motivar seus alunos ao aprendizado". (TEIXEIRA, 1995, p. 49)


.
Com o uso adequando do lúdico, levando para o lado das brincadeiras, do sentimento de liberdade e socialização, despertará ao aluno um caráter oposto ao individualismo,havendo aí uma interação e socialização entre alunos e professores.


O uso da ludicidade é uma importante fonte de promoção do desenvolvimento, referindo-se de modo especial ao ato de brincar, pois o mesmo interfere nas esferas emocional, física e na linguagem, enfim nas capacidades, como um todo, sendo por tanto, imprescindível para a sobrevivência psíquica e para o avanço social do...
tracking img