Ludico na educaçao infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3619 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O período pré-escolar deve preparar as crianças para a escola. Neste artigo iremos abordar a importância não só de prepará-las para a escola bem como vivenciar o presente, pois a primeira infância é um período da vida onde se pode viver muito intensamente.
Destacaremos o brincar como o fator principal para o desenvolvimento da criança pequena para sua totalidade.
A educação física pré-escolardá a criança o direito a um desenvolvimento integral e harmônico, dando-lhe espaço para que desenvolva, primeiramente na área motora e conseqüentemente na cognitiva, social e emocional.
O primeiro momento da criança na pré-escola
Nos dias de hoje é cada vez mais freqüente a inserção da criança pequena no contexto da educação infantil, tendo como finalidade o seu desenvolvimento, sobretudorelacionado com o preparo que ela deve ter em relação ao mundo globalizado.
Sendo assim ao procurar uma instituição de educação infantil, o adulto preocupa-se com aquelas atividades ditas escolarizantes, entendendo que, assim a criança estará sendo preparada para enfrentar os desafios impostos pela sociedade.
A idade pré-escolar é considerada a fase áurea da vida, em termos de psicologia evolutiva, poisé nesse período que o organismo se torna estruturalmente capacitado para o exercício de atividades psicológicas como, por exemplo, o uso da linguagem articulada.
Quase todas as teorias do desenvolvimento humano admitem que a idade pré-escolar é de fundamental importância na vida humana por ser o período em que os fundamentos da personalidade do indivíduo começam a tomar formas claras edefinidas.
Fatores que influenciam a inserção da criança na pré-escola
Devemos levar em conta que a criança inserida no contexto pré-escolar nem sempre terá uma aceitação por ela, podendo gerar muitas vezes angústia, ansiedade, insegurança e sentimentos observados no adulto. Sendo assim o professor deverá proporcionar a criança um ambiente "familiar" de comunicação infantil, entre as crianças e destascom os adultos.
Por isso que entendemos a brincadeira como uma das linguagens utilizadas pela criança desde a mais tenra idade, através da atividade lúdica podendo auxiliar sua inclusão nesse contexto, de modo a fornecer-lhe um ambiente propício no que tange a sua linguagem de comunicação, bem como facilitar o processo de permanência em um ambiente onde sente-se acolhida e respeitada.
O papel dojogo na educação das crianças
O jogo permite uma assimilação e apropriação da realidade humana pelas crianças já que este não surge de uma fantasia artística, arbitrariamente construída no mundo imaginário da brincadeira infantil; a própria fantasia da criança é engendrada pelo jogo, surgindo precisamente neste caminho pelo qual a criança penetra na realidade.
Aos olhos de um observador desatentoapenas brincadeiras, coisas sem importância. Aos olhos de um pesquisador, ou de um educador, tantas coisas importantes estão ocorrendo. Como o fato de que, nem sempre as brincadeiras são levadas em conta pelo currículo pré-escolar e quando são, aparecem apenas como recreação ou possibilidade de desgaste de energia para que, em sala, as crianças possam concentrar-se em atividades didáticasdirigidas. A questão é como levar em conta o jogo infantil ao serem elaborados planos pedagógicos pré-escolares. Ou seja, como transformar o jogo infantil em recursos pedagógicos pré-escolar em construção de conhecimento pelas crianças e como instrumento de organização autônomo e independente das mesmas.
O egocentrismo
Com a permanência da criança na pré-escola é observável a sua autocentração, que éuma centração da criança nela mesma, chamada por Jean Piaget de egocentrismo.
Este é um aspecto que vai sendo modificado pouco a pouco, dando a liberdade e o ambiente de sua casa não comprometendo-a física e intelectualmente ela chegará ao 1° grau razoavelmente socializada e estabelecendo relações de troca com seus colegas de turma na escola.
Teorias da importância do brincar
Froebel...
tracking img