Ludico na aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1419 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-EAD
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
MODULARIZAÇÃO-2009/01












A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL



















SALTINHO, maio de 2012-2009/02
FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA-EAD
ESTÁGIO SUPERVISIONADO
MODULARIZAÇÃO-2009/01






AIMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL






Projeto de Pesquisa como exigência
legal do curso de Pedagogia da
Faculdade Educacional da Lapa.








Acadêmicas: Alini De Paris,
Elenice Aparecida Guzatti,
Luziane Ramos de Azevedo
Marciane Rodrigues da Silva Pfeifer






SALTINHO, maio de 2012-2009/2
TEMA

Lúdico na Educação Infantil

PROBLEMATIZAÇÃO

Faltade dinâmica para envolver e atrair as crianças nos conteúdos de aprendizagem

OBJETIVOS

Objetivo geral


• Refletir sobre a importância do lúdico na prática pedagógica, com o intuito de ajudar no processo de ensino-aprendizagem.


Objetivos específicos

• Apontar os benefícios das atividades lúdicas para o rendimento do aluno na aprendizagem.
• Identificar e analisar asnecessidades existentes dentro de uma escola para implantar e desenvolver a cultura do lúdico.
• Reconhecer dificuldades encontradas pelo professor em fazer das atividades lúdicas momentos de ensino-aprendizagem.
• Demonstrar que trabalhar ludicamente, não é abandonar a seriedade e a importância dos conteúdos a serem trabalhados no espaço escolar.JUSTIFICATIVA


O tema despertou o interesse, pois já comprovou-se através de pesquisas e estudos que as atividades lúdicas tem uma fundamental e verdadeira importância no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças ,proporcionando-lhes condições adequadas para o seu pleno desenvolvimento físico ,motor,emocional, cognitivo esocial,auxiliando assim no processo de comunicação,expressão e construção do conhecimento.
A escolha do tema justifica-se pelo fato de que ainda há necessidades de mudanças no sistema de ensino, uma vez que, o lúdico tem grandes contribuições no desenvolvimento da aprendizagem da criança.REVISÃO DE LITERATURA


A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL


1. O que é ludicidade.


Segundo o autor Celso Antunes:
O jogo é o mais eficiente meio estimulador das inteligências, permitindo que o indivíduo realize tudo que deseja. Quando joga passa a viver quem quer ser,organiza o que quer organizar e decide sem limitações. Pode ser grande, livre e na aceitação das regras pode ter seus impulsos controlados. Brincando dentro de seu espaço, envolve-se com a fantasia, estabelecendo um gancho entre o inconsciente e o real. CELSO ANTUNES ( 2003).


A ludicidade






1. O que é atividade lúdica.


Atividade lúdica é uma forma de causar prazer eentretenimento a quem pratica, é uma animação que tem por intenção proporcionar a experiência completa do momento associando o ato, o pensamento e o sentimento. O lúdico além de ser uma forma de aprendizagem diferenciada e significativa é um ótimo motivador na percepção e na construção de esquemas de raciocínio, possibilitando ao educador tornar suas aulas mais dinâmicas e prazerosas.Almeida afirma que:
Os jogos não devem ser fins, mas meios para atingir objetivos.estes devem ser aplicados para o benefício educativo.Deve- se aplicar os jogos de uma forma correta, planejada, de modo que leve realmente o aluno a aprender brincando.O bom êxito de toda a atividade lúdica pedagógica depende exclusivamente do bom preparo e liderança do professor.Os jogos...
tracking img