Ludico na aprendizagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7883 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O LÚDICO NA APRENDIZAGEM

O LÚDICO NA APRENDIZAGEM

Elaboração? Equipe de Ensino Especial

OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL O Curso “O Lúdico na Aprendizagem”, nos moldes da Educação à Distancia, objetiva, primordialmente, capacitar docentes para atuarem no Ensino Especial, no Ensino Regular, numa abordagem inclusiva, e a terem uma visão mais completa a respeito das diferentes característicasque fazem parte da estrutura psicopedagógica dos alunos inseridos no contexto escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 1. Levar o profissional, inserido no contexto escolar, a repensa a sua prática docente, enquanto mediador de conhecimento e vivências; 2. Munir o profissional, num ambiente inclusivo, com um instrumento teórico que possibilite uma melhor interação em sala de aula; 3. Possibilitar novasformas de percepção da integralidade do aluno, e de suas necessidades psicopedagógica; 4. Desafiar o profissional a criar mecanismo que realcem as pontecialidades de alunos dessa modalidade; 5. Levar o profissional, em interação com o aluno a promover no contexto escolar, atividades enriquecedoras que construam um espaço adequado e viável.

PALAVRA INICIAL

É de fundamental para nós, tutoresdeste curso a distância, enfatizarmos que toda a extensão do estudo, aqui proposto, é repassada pela malha teórico-pratica do paradigma educacional da inclusão. Hoje, mais do que nunca, a estrutura e a implementação de uma escola inclusiva (uma escola para todos), torna-se extremamente urgente, possibilitando o acesso a o uma escolarização produtiva de uma infinidade de crianças. O paradigmaeducacional da Inclusão pressupõe a construção de novos instrumentos de intervenção psicopedagógica, que identifiquem e realcem as potencialidades dos alunos, minimizando suas dificuldades escolares, e permitindo que todo o contexto escolar funcione como um palco de crescimento e maturação de todos os que estejam nele inseridos. Antes de iniciarmos o estudo do tema abordado neste curso, teceremosalgumas considerações sobre a Inclusão Escolar, as quais julgamos imprescindíveis para que um “novo olhar” pedagógico seja vivenciado em nossas ações diárias. Esperamos que o presente estudo seja por demais útil no desenvolvimento de estratégias que enriqueçam a todos, alvos de um processo de ensino-aprendizagem encorajador e cheio de vitalidade.

REFLEXÕES SOBRE A INCLUSÃO

Iniciaremos nossasreflexões sobre a inclusão nos perguntando: que é inclusão? O que é poderíamos entender como inclusão escolar? Quais seus principais aspectos? É interessante consideramos que a palavra “Inclusão “ vem sendo amplamente discutida em diferentes áreas das ciências sociais, com amplo destaque nos meios educacionais. Sassaki (1997) argumenta que a prática da inclusão social repousa em princípios até entãoconsiderados incomuns, tais como: aceitação das diferenças individuais, valorização de cada pessoa (dentro da diversidade humana) e a aprendizagem através da cooperação. Aranha (2001) preconiza que a inclusão social e a escola está respaldada num importante processo histórico, na dialética inclusão/exclusão, configurada pelo quadro incessante de lutas pela defesa de direitos e da cidadania. Nomundo ocidental, as ultimas décadas do século XX e inicio do XXI, podem ser caracterizadas como palco histórico do surgimento de ações movimentos sociais organizados em função da defesa da inclusão e eliminação das situações de exclusão. Giddens (1990) afirma que: “os processos atuantes em escala global atravessam fronteiras nacionais, integrando e conectando comunidades e organizações em novascombinações de espaço-tempo, tomando o mundo, em realidade e em experiência, mais interconectado. A globalização implica num movimento de distanciamento da idéia sociológica clássica da sociedade como um sistema bem delimitado, e sua substituição por uma perspectiva que se concentra na forma como a vida social esta ordenada ao longo do tempo e do espaço” Podemos perceber a Inclusão Escolar além das...
tracking img