Ludico: ferramenta interdisciplnar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2096 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO TOCANTINS
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA



















LÚDICO: FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR













Cruz, Raquel Alves.

Veloso, Maria da Conceição Costa.

Silva, Silvaneide Maria.

Silva, Sonia Maria Sousa.







RESUMO

Este artigo relata a experiência de pesquisa que vivenciamos durante o estágiosupervisionado sob o tema – O lúdico como ferramenta interdisciplinar. O local da pesquisa foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Princípio, e seu público alvo alunos do 1° ano. O interesse de pesquisar este tema surgiu ao percebermos seus bons resultados quanto aos objetivos do processo de ensino-aprendizagem. Assim, interessou-nos saber como se dava este processo através do lúdico, por que, eprincipalmente se as habilidades e competências focalizavam apenas uma temática, ou área de ensino.

PALAVRAS-CHAVE: ludicidade, interdisciplinaridade, habilidades, aprendizagem.









































INTRODUÇÃO

A aprendizagem é o produto final que o educador deseja que seu aluno alcance, por isso utiliza-se de váriasmetodologias, práticas e estratégias. As atividades lúdicas, por conseguinte, fazem parte dessas estratégias de ensino, visto o seu caráter motivador. Por este saber, portanto, propusemo-nos a pesquisar o tema O Lúdico Como Ferramenta Interdisciplinar da Aprendizagem, investigando as seguintes questões: quais as atividades lúdicas mais utilizadas com o público pesquisado, por que, e que habilidades ecompetências são exploradas, observando também que temas de ensino exploravam. Durante a pesquisa foram feitas observações e anotações, bem como aplicação de atividades lúdicas que enfocavam apenas um tema e outras que se diversificavam em área de conhecimento. Dessa forma, podemos analisar como nosso público alvo, os alunos do 1° Ano do Ensino Fundamental da Escola Bom Princípio estavam aprendendo mais.Sabemos que a forma como o aluno aprende não é a questão principal para o educador, mas, sim, que ele chegue ao conhecimento, porém compreender os meios que levaram o aluno a aprendizagem é importante para que o professor saiba mediar da melhor forma as situações didáticas em sala de aula.


























LÚDICO: FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR

Os fatores quepromovem a aprendizagem nunca foram tanto motivos de pesquisas com tem sido nos últimos séculos, isto por que, as inovações tecnológicas mudaram a face da escola, e, por conseguinte, a da educação. O aluno atual não é o mesmo de outras gerações. Ele comunica-se, interage, busca saberes que lhe proporcionem habilidades referentes ao seu mundo social. A rotina tradicional da sala de aula – atividadede cópia, questionário, questões de múltipla escolha e outras como estas – não é tão atrativa aos alunos quanto às atividades que ele desenvolve fora de sala, diante desta realidade cabe, então, a escola desenvolver atividades mais prazerosas que permitam ao aluno os conhecimentos que lhe são necessários, mas também que os motivem a aprendizagem, isto é, que lhe desafiem, que os estimulem aopensar, e ao criar.
Conforme Garcia, W. E. (1981; 48):

“Com o desenvolvimento cada vez maior das ciências da educação, é natural que os métodos também passem a ser afetados pelos novos conhecimentos que se adquirem dia a dia a respeito da aprendizagem.”



As atividades lúdicas são uma ferramenta interdisciplinar que promove desafios, e incentivos aos educandos, destarteserem muito utilizadas nas primeiras séries do Ensino Fundamental. Às crianças é permitido criar, explorar, manipular, pensar e repensar, por isso participam mais nas atividades que envolvem o brincar, o lúdico, até porque o brincar é próprio da infância. Sabendo disso, buscamos compreender no ambiente que estagiamos como as crianças do 1° Ano aprendiam mais e quais áreas as atividades lúdicas...
tracking img