Ludico como ferramenta do professor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 32 (7963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

O trabalho de conclusão de curso, intitulado como “O lúdico como estratégia pedagógica facilitador da aprendizagem- Através de enfoques psicopedagogicos”, destaca temas relacionados à importância do brincar para o desenvolvimento da criança, o lúdico como instrumento pedagógico do professor- psicopedagogo.
O presente tema parte do entendimento de que é necessário que osprofessores renovem suas práticas pedagógicas inovando suas estratégias adequando-as ao contexto atual e as características e necessidades de seu aluno.
O trabalho justifica-se pela compreensão de que a prática pedagógica do professor pode interferir no processo de aprendizagem dos alunos podendo assim contribuir para o fracasso e indisciplina escolar. O projeto expõe o trabalho do psicopedagogoutilizando o lúdico como metodologia para analisar a dificuldade de aprendizado, sendo utilizado como referência autores como, Santos, Cruz, Lacerda, Meyer e outros citados na referência deste projeto.
O psicopedagogo tem um papel importante, observar os gestos, atitudes, comportamento e outros. Após a criança ser analisada, o psicopedagogo, realizará as intervenções necessárias para que se possa chegarao resultado final.
Um dos papeis do psicopedagogo, é orientar educadores na identificação da dificuldade de aprendizagem. Tendo atualmente como um dos instrumentos o lúdico, que utiliza como metodologia as brincadeiras e jogos, instigando assim, o saber do educando para expor as dificuldades ou habilidades do mesmo, para um melhor aprendizado.
Utilizou-se como metodologia a pesquisa de cunhodescritivo- qualitativo. Entrevistamos (02) duas psicopedagogas de duas escolas localizadas no município de Barueri e em Jandira. Para tanto, utilizamos como coleta de informações entrevista semi-estruturadl.
Os temas discutidos foram, a importância que o lúdico possui para a aprendizagem, se o lúdico é utilizado como recurso pedagógico, em que

10
dificuldade é utilizada com maisfrequencia, qual a maior dificuldade para se trabalhar com o lúdico, e se gostam de trabalhar com jogos e brincadeiras.
Os participantes da pesquisa ficaram livres para falarem sobre os temas abordados, porém não obtivemos autorização do gestor para gravar a entrevista, foram feitas anotações durante a entrevista que foram transcrita em forma de depoimentos no trabalho.
A fundamentação teórica dotrabalho foi embasada a partir de artigos científicos, obras de autores relacionados ao tema proposto, artigos acadêmicos, e teses de doutorado.
O objetivo geral da pesquisa é compreender a dimensão educacional da atividade lúdica no processo ensino-aprendizagem em alunos do ensino fundamental (primeiro ciclo), que apresentam dificuldades de aprendizagem. Verificar como as atividades lúdicas contribuempara erradicar a dificuldade de aprendizagem, contribuindo na atuação do psicopedagogo.
Os objetivos específicos do trabalho são:
1. Investigar a prática do psicopedagogo frente ao lúdico, ou seja, de que forma estes profissionais incluem o lúdico ao seu cotidiano e se existe a consciência da importância de trabalhar a ludicidade da criança favorecendo no ensino-aprendizagem.
2. Que tipos deatividades lúdicas são usados com os alunos que apresentam dificuldade de aprendizagem
3. Observar e analisar as aulas durante a aplicação de jogos e brincadeiras, verificando se estes estão possibilitando os alunos a construção do conhecimento, do raciocínio lógico, pensamento reflexivo e a criatividade.
4. Conhecer instrumentos de aprendizagem usando na fixação da aprendizagem.
5.Compreender como crianças com dificuldade de aprendizagem aprendem com aplicação da metodologia lúdica.
6. Descobrir como o psicopedagogo usa o lúdico no seu trabalho diário.



11
Para responder tais indagações, a pesquisa estruturou-se em três capítulos.
No capítulo I “A importância do lúdico segundo a perspectiva dos grandes teóricos”, tratamos da prática docente e o lúdico como facilitador da...
tracking img