Ludicidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Fichamento
Materia: Ludicidade
Curso: Pedagogia

A brincadeira de faz-de-conta: lugar do simbolismo, da representação, do imaginário.

KISHIMOTO, Tizuco. M. Jogo, brincadeira, brinquedos e a educação.

O faz-de-conta e o brincar são importantes para promover o desenvolvimento cognitivo e afetivo-social da criança. É no viver imaginário que a criança cresce mais tranquila e consolado comos problemas do cotidiano.

1. Referências literárias e teóricas

1.1 “Estas e outras dúzias de atividades, como “voar”, cair, correr e pular corda representa experiências concretas que evoluem um mínimo de elementos, de imaginação e de faz-de-conta.” (pág.59)

1.2 “Assimila o mundo a sua maneira, sem compromisso com a realidade, pois a sua interação com o objetivo não depende da naturezado objeto mais da função que a criança lhe atribui.” (pág. 59)

Concluímos então que a autora quis dizer que os jogos imaginativos naturais enfatizam o elemento faz-de-conta, faz com que as crianças aprendam a se concentrar em várias atividades ao mesmo tempo.



2. Ação e significado no brinquedo

2.1 “Só brincando é que ela vai começar a perceber o objeto não da maneira que ele é, mascomo desejaria que fosse. Na aprendizagem formal isso não é possível, mas não brinquedo isso acontece, porque é onde os objetos perdem a sua força determinadora. A criança não vê o objeto como ele é, mas lhe confere um novo significado”. (pág.61)

2.2 “Dessa forma, o brinquedo tem grande importância no desenvolvimento, pois cria novas relações entre situações no pensamento e situações reais”.(pág.62)

Concluímos que a autora quis dizer que a criança só aprende a passar de uma atividade concreta para a abstrata quando ela começa a brincar, porque só brincando ela vai poder identificar o real do imaginário.

3. Brinquedo e desenvolvimento simbólico

3.1 “Assim são criadas as pré-condições para o jogo de papéis propriamente dito, cujo desenvolvimento ocorre na pré-escola. Ainterpretação do papel do adulto pela criança é uma forma original da simbolização. A criança passa do brinquedo cujo conteúdo básico é a reprodução das atividades dos adultos com reprodução das relações de adultos entre si ou com as crianças. A mudança no conteúdo da brincadeira está intimamente relacionada com a mudança na natureza das atividades representadas por ela. O jogo simbólico constitui assim,mais do que um objeto da própria atividade, um expressivo gesto acompanhado pela fala (Elkonin, 1971)”. (pág. 63 e 64)

3.2 “Finalmente (...) o brincar tem sua origem na situação imaginária criada pela criança, em que desejos irrealizáveis podem ser realizados, com a função de reduzir a tensão e, ao mesmo tempo, para constituir uma maneira de acomodação a conflitos e frustações da vida real; (...)o brincar representa uma fase no desenvolvimento da inteligência, marcada pelo domínio da assimilação sobre a acomodação, tendo como função consolidar a experiência passada”. (pág. 64)

Concluímos então que a autora quis dizer, que a criança ao se desenvolver ela usa sua assimilação de um objeto, seus movimentos e após isso a criança reproduz suas ações nas brincadeiras. Ela brinca, imagina eimita os adultos e isso facilita seu aprendizado. E esse brincar lhe dá menos problemas diários e as suas frustações.

4. O faz de conta: ponte entre a realidade e a fantasia

4.1 “Em seu livro Uma vida para seu filho, Bettelheim (1988) afirma que, através das fantasias imaginativas e das brincadeiras baseadas nelas, as crianças podem começar a compensar as pressões que sofrem na realidade docotidiano”. (pág.64)

4.2 “Brincando, portanto, a criança coloca-se num papel de poder, em que ela pode dominar os vilões ou as situações que provocariam medo ou que fariam sentir-se vulnerável e insegura”. A brincadeira de super-herói, ao mesmo tempo em que ajuda a criança a construir a autoconfiança, leva-a a superar obstáculos da vida real, como vestir-se, comer em alimento sem deixar...
tracking img