Ludicidade e educacao

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3163 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA



MÓDULO IV




ROZELY RODRIGUES TRINDADE FERREIRA



Produção Textual

















Manga
2012

MÓDULO IV








ROZELY RODRIGUES TRINDADE FERREIRA







Produção Textual









Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - UniversidadeNorte do Paraná, para a disciplina: Educação da criança de 0 a 5 anos, Ludicidade Educação. Organização e Didatica na Educação Infantil. Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ensino e Alfabetização I.

Módulo IV

Professores: Rozely, Marlizete, Raquel Franco, Alexandre Villas Bôas e Edilaine Vagula.







Manga

2012
INTRODUÇÃO

O presente trabalho no Ensino de EducaçãoInfantil tem como objetivo, conhecer na prática as particularidades da sala de aula com crianças nessa modalidade de ensino. Fizemos uma intervenção a partir dos temas Educação da criança de 0 a 5 anos, Ludicidade Educação. Organização e Didática na Educação Infantil. Ensino da Linguagem Oral e Escrita e Ensino e Alfabetização numa proposta interdisciplinar, visando acima de tudo o educar, ocuidar, e o brincar que integrados a atividades lúdicas despertam na criança à vontade e o desejo de aprenderem, participarem, de sugerirem, pois criança muito mais do que algumas pessoas pensam são acima de tudo seres inteligentes, capacitadas e sabem muito bem o que querem o que gostam e o que as faz despertarem para a aprendizagem significativa.

O presente trabalho estabeleceu comoobjetivo geral a análise da organização dos espaços na Educação Infantil e sua contribuição para o desenvolvimento da autonomia moral. Especificamente descreveu os espaços de uma classe da pré-escola e investigou a sua contribuição para o desenvolvimento da autonomia moral das crianças. A pesquisa é de natureza qualitativa e utilizou técnicas dos estudos etnográficos. Fundamentou-se na teoriapsicogenética de Piaget, em sua obra sobre o juízo moral da criança. Os procedimentos utilizados foram à análise documental das entrevistas e a observação participante. Como sujeitos: as crianças de uma classe de instituição infantil pública de Matias Cardoso, portanto favoreceram o desenvolvimento da autonomia moral das crianças.

A cada movimento social percebemos que para educar, precisamos deuma rede de suportes que vá além dos esforços para alfabetização e letramento. A Educação Infantil (principalmente) deve ser um compromisso de todos, digo, não deve ser responsabilidade somente da escola, deve ser compartilhada com a família. É a socialização das responsabilidades que pode fazer a diferença no processo de desenvolvimento escolar do educando, que tem por base a Educação Infantil.O Ensino de Educação Infantil como fase primeira da formação da criança após o fundamento da formação familiar, marca a interação da criança aprendiz com novas descobertas para a vida, isso requer que sejam atendidas em ambiente apropriadas e profissionais bem preparadas (os).



DESENVOLVIMENTO

Segundo Edwards, Gandini e Forman (1999), os espaços da escola, além de seremagradáveis e acolhedores, devem contar muito sobre os projetos e atividades, sobre as rotinas diárias e sobre as crianças e adultos que fazem das interações que ali acontecem algo significativo e alegre.
Dentro da sala ainda, estão dispostas as cadeiras e mesinhas de várias cores (rosa, amarelo, azul e verde), que são dispostas em filas, uma mesa e cadeira para a professora, três armários,um com o nome da professora Maria, e os outros com o nome da professora que trabalha à tarde. Em cima desses armários, havia sacos fechados de brinquedos novos. Havia ainda uma prateleira com blocos, jogos e outros brinquedos.
Esse espaço, da forma como estava organizado, pouco atraía o interesse das crianças para explorá-los. Por exemplo, o “Cantinho da Leitura”, localizado próximo ao...
tracking img