Ludicidade e corporiedade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNICAP – Universidade Católica de Pernambuco
CTCH – Centro de Teologia e Ciências Humanas

Resumo do Texto:
OS JOGOS E O LÚDICO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR
Resumo do Texto:
OS JOGOS E O LÚDICO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR

Lino de Macedo, Ana Lúcia Sícoli Petty, Norimar Christe Passos
Lino de Macedo, Ana Lúcia Sícoli Petty, Norimar Christe Passos

Alunas: Adna Lima
Larissa Silveira
Curso:Pedagogia / 2º período
Prof.ª Olga Albuquerque
Disciplina: Ludicidade e Corporeidade





Recife
Setembro/2012
A educação básica realiza-se por intermédio de três processos de escolarização: a escola de educação infantil, escola fundamental e a escola do ensino médio, sendo essa exigência considerada numa escola para todos. No texto estudado, vemos a importância da dimensãolúdica nos processos de aprendizagem ou recuperando os sentidos da escola que se perderam com o tempo ou possibilitando que as crianças sejam responsáveis por suas ações. Em vários significados, todos se correlacionam em dizer que a escola é um lugar de descanso, divertimento.
No questionamento sobre o que são desenvolvimento e aprendizagem, o autor os divide em suas partes que os constituem,colocando o significado de desenvolvimento como um processo construtivo que ao mesmo tempo amplifica-se, sendo assim endógena, ou seja, o seu desafio é desdobrar-se para fora, e para aprendizagem, do mesmo modo que desenvolvimento, expressa um novo conhecimento espacial, por tratar de unir uma coisa à outra e temporal, porque acrescenta ou modifica algo ao que era, sendo assim exógena, ou seja, incorporaalgo que há de se tornar nosso. Pois desenvolvimento e aprendizagem se inter-relacionam de diversos modos.
Piaget estudou os estádios do desenvolvimento desconsiderando o que as crianças aprendiam na escola, buscando as perspectivas, adotando um método analisando como as crianças compreendiam e realizavam as respostas para problemas de física e matemática. Pesquisadores da área de psicologiatrabalham tentando encontrar princípios de aprendizagem por meio de isolamento ou causas vinculadas ao desenvolvimento. Pois é importante separar o desenvolvimento da aprendizagem, mas em uma situação escolar, pelo contrario, se considerarmos essas duas formas de conhecimento de formas interdependentes implica assumir suas relações como irredutíveis, ou seja, por serem expressões singulares,especificas e opostas de mudança; complementares, porque o centrífugo corresponde a endógeno, ou seja, o primeiro torna-se outro apesar de continuar sendo o mesmo, é o caso do desenvolvimento e, centrípeto corresponde a exógeno, ou seja, algo externo é atado e por isso possibilita novas aquisições, é o caso da aprendizagem. Portanto, ao desenvolver temos de renunciar ao passado, mas saber inclui-lo comoparte que será e ao aprender temos de transformar o presente e o passado, comprometendo o futuro por aquilo que nos tornamos.
Nas diversas formas de escola, seletiva ou inclusiva, os modos de avaliar o desenvolvimento e a aprendizagem variam entre serem não-interdependentes ou subordinadas. Mas em uma escola destinada para todos, o desenvolvimento e aprendizagem devem ser consideradosinterdependentes.
Piaget buscou mostrar a relação entre desenvolvimento e aprendizagem utilizando o termo zona de assimilação. Nesse estudo ocorreram três principais resultados, no primeiro ocorreu um efeito nulo, sem progresso; no segundo ocorreu um efeito positivo, no qual o instrumento anteciparam o progresso e no terceiro, um efeito negativo, ou seja, algumas intervenções foram superadas e outrasnão. Piaget termina afirmando que existe uma zona de aprendizagem nos processos do desenvolvimento, porém esta zona está delimitada, isto é, devem-se conformar as estruturas do desenvolvimento.

Dimensão Lúdica

Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança, pois a envolve num contexto de interação com suas fantasias, a interessa, porque organiza as energias da criança e a...
tracking img