Ludicidade como instrumento pedagógico no ensino de história

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9110 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
LUDICIDADE COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE HISTÓRIA


Rute Aparecida Pontes


RESUMO

A escolha do tema ao qual se direciona este Trabalho de Graduação justifica-se pelo fato de que os resultados apresentados pelos alunos, apesar de todos os esforços e projetos desenvolvidos, continuam insatisfatórios, percebendo-se a necessidade de mudanças. A pesquisa realizada tem comoobjetivo uma pequena análise em relação ao lúdico como instrumento pedagógico em sala de aula. Levar o professor a uma reflexão de que seja qual for a idade, cultura ou classe social do aluno, a fantasia, os jogos e as brincadeiras devem estar presentes também na sala de aula. Este trabalho também apresenta a intenção de mostrar o quanto o lúdico pode ser um instrumento indispensável para a aprendizageme desenvolvimento dos alunos e também de analisar qual a dificuldade do professor em reconhecer esse processo e utilizá-lo. A grande maioria de professores ainda não reconhecem a ludicidade como instrumento pedagógico facilitador da aprendizagem, e os que reconhecem assumem não saber lidar com este instrumento. O lúdico não é a única alternativa para a melhoria no intercâmbio ensino-aprendizagem,mas é uma ponte que auxilia na melhoria dos resultados por parte dos educadores interessados em promover mudanças.


Palavras-chave: Mudança. Ludicidade. Ensino Aprendizagem.


1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho de graduação tem como principal objetivo apresentar e analisar as práticas educativas, tendo como principal foco a ludicidade dentro do ensino da disciplina de História relacionadoao cenário educacional brasileiro.

Ensinar não é uma tarefa fácil, e ensinar de forma a garantir que todos alcancem a aprendizagem torna-se cada vez mais necessário, por isso a implantação de um ensino baseado na ludicidade faz-se essencial para uma aprendizagem significativa.

Sabemos que hoje em dia esse tipo de aprendizagem e o ensino lúdico fazem parte do repertório de apenas uma parterestrita de alguns professores, baseado nessa vivência e através desse convívio, que decidimos escolher e focar nessa área de concentração, para aprofundar-nos e discorrermos sobre o determinado tema.

Desde os mais antigos tempos, até mesmo desde os primórdios, as noções de ludicidade, assim como de brincar já eram existentes. Obviamente que essa noção não era previamente conhecida e de quemesmo o homem desde os períodos onde sobrevivia da caça e da coleta já tinha as noções sobre o lúdico.

Na Idade Média ainda mesmo sem o reconhecimento do lúdico, o mesmo era utilizado inovando a educação entre os mosteiros e novos pensadores que constituíam o cenário da época, viabilizando uma diferente maneira de educar e sensibilizar os aprendizes. O Deus Ludens foi uma inovação de pensamentosque através de pesquisas Tomás de Aquino revolucionou a Pedagogia Medieval.

Através de dados e pesquisas podemos constatar e verificar que a forma lúdica de ensinar tornou-se dentro da Pedagogia Atual mais freqüente, porém poderia ser intensificada, tornando o ensino e a aprendizagem cada vez mais significativa, através das diferentes formas de aplicação ou utilização do lúdico dentro das fasesdo desenvolvimento humano.

Estudar e pesquisar sobre a ludicidade é poder verificar o quão importante se torna a aprendizagem significativa e ainda mais, se esta for aliada à implantação de novas tecnologias incorporadas a ludicidade dentro da disciplina de História, porém sabe-se que essa não é a realidade de todos ou pelo a maioria dos professores, deixando o despreparo prevalecer e nãodando importância as diversas formações existentes.

Ainda podemos citar outro tópico o qual será abordado dentro deste trabalho científico, o qual se refere a utilização da ludicidade para motivação do ensino aprendizagem, ou seja, quando o lúdico é utilizado para que o aluno aprenda de forma divertida, atraente, onde pode ser parte do instrumento de ensino e que aprender se torna um agradável...
tracking img