Luderia - jogos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
“alfabetização e letramento”
Dificuldades NA APRENDIZAGEM DA LINGUAGEM MATEMÁTICA

RELATÓRIO DE VISITA A LUDERIA


SÃO PAULO
2011
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO........................................................................................................ 03
2. VISITA ALUDERIA................................................................................................ 04
3. JOGOS................................................................................................................. 05
4.1 Blokus....................................................................................................... 05
4.2 Tic Tac Toe 3D......................................................................................06
4.3 Uno...................................................................................................... 07
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................... 09

1. INTRODUÇÃO

Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nóscomo educadores, devemos procurar alternativas diversificadas para aumentar a motivação para a aprendizagem, a concentração, a autonomia e o senso cooperativo em nossos alunos.
Vygotsky afirmava que através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações. Segundo ele, o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança,proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento e da concentração.
O uso de jogos no ensino da matemática implica uma mudança nos processos de ensino e aprendizagem, pois permite alterar o modelo tradicional de ensino, muitas vezes centrado somente em livros didáticos e exercícios preestabelecidos. Além disso, o trabalho com jogos é um dos recursos que favorece o desenvolvimento da linguagem, oestímulo a diferentes processos de raciocínio e a interação entre os alunos, visto que cada jogador tem a oportunidade de analisar diferentes pontos de vistas, defender o seu e tornar-se mais confiante.
Os jogos são educativos e requerem um plano de ação e um horário dentro de nosso planejamento de modo a permitir que o professor possa explorar todo o potencial dos jogos e dos alunos.
Os jogospodem ser utilizados pra introduzir, amadurecer conteúdos e preparar o aluno para aprofundar os itens já trabalhados.
Devemos utilizá-los não como instrumentos recreativos na aprendizagem, mas como facilitadores, colaborando para trabalhar os bloqueios que os alunos apresentam em relação a alguns conteúdos matemáticos.
As regras e os procedimentos devem ser apresentados aos jogadores antes dapartida e devem ser preestabelecidos os limites e possibilidades de ação de cada jogador.
O trabalho com jogos matemáticos em sala de aula traz alguns benefícios:
* É possível detectar os alunos que estão com dificuldades reais, visto que os mesmos demonstram de forma natural se o assunto foi bem assimilado;
* Existe um clima de competição saudável entre os jogadores e isso os estimula aultrapassar seus limites;
* Durante o jogo o aluno se torna mais alerta e crítico, expressando suas opiniões, formulando perguntas e tirando conclusões sem necessidade da interferência do professor;
* Os erros não deixam marcas negativas, não são insuperáveis, todavia propiciam novas tentativas. O erro é visto como um degrau para se chegar ao acerto.

Muito ouvimos falar (e tambémfalamos) em vincular teoria à prática, mas quase não o fazemos. Utilizar jogos como recurso didático é uma excelente ferramenta inicial.

2. VISITA A LUDERIA

Após visita a Luderia LUDUS, tivemos a oportunidade, por meio dos jogos, de nos divertir e também colocar-nos na posição de observadoras críticas para compreender o processo de desenvolvimento cognitivo e as contribuições pedagógicas que...
tracking img