Lucro real

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (866 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Lucro Real

Administração de Pequenas e Médias Empresas

Alunos:
Anderson Augusto
Alexandre Santos
Paulo Mota
Turma: 7º NA - Administração

Recife, 30 de maio de 2011

IntroduçãoSistema tributário no Brasil

Simples Nacional

Lucro Presumido

Lucro Real

Lucro presumido x lucro real

Alíquotas/datas de pagamentos

Opção pelo lucro real

A importância e seusbenefícios

Metodologia

Análise dos resultados

Considerações finais

Tributos - Lucro Real:

O lucro real, conforme textualmente preceituado no artigo 247 do regulamento do Imposto de Renda, é olucro contábil, agora, antes IRPJ e da CSLL do período de apuração, ajustado pelas adições e pelas exclusões prescritas nas leis de regência. Ainda, nos termos do mesmo RIR, esse lucro ajustado é basede cálculo para a compensação de prejuízos fiscais e de períodos anteriores.
O lucro real só pode ser determinado a partir da escrituração contábil e transcrição de todas as adições e exclusões. Nolivro de Apuração do Lucro Real, conhecido como LALUR, a denominação de lucro real para apuração eminente fiscal é, na prática, em linguagem conceitual, inadequada ao caso. Com efeito, o termo real áidéia de verdadeiro, efetivo e concreto, que, no caso é o resultado econômico positivo, ou seja, quando as receitas superam as despesas do período base.
Todavia, na prática, constata-se, que às vezesa empresa apura um resultado econômico negativo, ou seja, fechou o período com prejuízo, porém, obedecendo à legislação do IRPJ, que manda adicionar ou excluir parcelas consideradas não dedutíveis ouentão quando já tributadas em outra empresa, para, assim apurar o que deliberam chamar de Lucro Real, quando melhor seria denominar de Lucro Fiscal.
A apuração de lucro pode ser determinada emperíodos de apuração trimestral e anual, que são encerrados em 31 de março, 30 de junho, 30 de setembro e 31 de dezembro, com base no resultado líquido de cada trimestre e somente em 31 de dezembro em...
tracking img