Lucro presumido

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1560 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1 TEMA
Possíveis vantagens e desvantagens da empresa Via Rent a Car Ltda ao se enquadrar no lucro presumido.


2 PERGUNTA SITUAÇÃO
1- O que mudaria na tributação da empresa Via Rent a Car caso ela passasse a contribuir pelo Lucro Presumido?
2 - Quais seriam as possíveis vantagens desta mudança?
3 - E quais seriam as desvantagens que esta mudança traria?


3 OBJETIVOS
3.1Objetivo Geral
Descrever as vantagens e desvantagens da empresa Via Rent a Car Ltda , caso ela se enquadrasse no Lucro Presumido.

3.2 Objetivos Específicos
1- Demonstrar possíveis mudanças tributárias e contábeis quando a empresa muda o sistema de contribuição do Simples Nacional para o Lucro Presumido.
2 -Apontar possíveis vantagens na mudança do sistema de contribuição.
3 -Descrever possíveis desvantagens na mudança do sistema de contribuição.












4 JUSTIFICATIVA
Quando uma empresa começa a se desenvolver, traz consigo algumas mudanças às quais precisa se adequar. É imprescindível o entendimento das vantagens e desvantagens desse crescimento, tendo como base o setor contábil e tributário de uma empresa de locação de veículos. Através de algunsrecursos como gráficos, planilhas e tabelas, torna-se possível, uma descrição e comparação dos pontos fortes e fracos, quando uma empresa passa a não se enquadrar mais no Simples Nacional, e começa a contribuir pelo Lucro Presumido.
Diante de uma mudança nos tributos, faz-se necessário a atuação na área jurídica, pois, a empresa precisa saber se posicionar frente aos aspectos legais, mantendo-a emconcordância com a nova legislação.
Esta pesquisa pode ampliar o entendimento da estrutura tributária e contábil empresarial, e dos processos desenvolvidos e utilizados a fim de aperfeiçoar recursos, aumentar o investimento, reduzir gastos desnecessários e possibilitar o crescimento da empresa.



















5 METODOLOGIA
Será realizada uma entrevista informal, com doisadministradores e um sócio da empresa, Daniel Henrique Cunha Rocha, Júlio César da Cunha Diniz e Luiz Otávio Rocha Ferreira, respectivamente, a fim de conhecer o ponto de vista dos mesmos sobre o desenvolvimento da organização e sua posição no mercado econômico.
Efetuar-se-á uma pesquisa com variáveis qualitativas e quantitativas, abordando métodos estatísticos a fim de identificar o perfil dosclientes da empresa estudada. Utilizando a técnica de amostragem estratificada, que é um modelo probabilístico, divide-se o total de clientes em dois subgrupos homogêneos, considerando o caráter físico ou jurídico da pessoa como característica principal. Será caracterizado o perfil dos clientes de pessoa física. Para determinar a quantidade de clientes a serem estudados será realizado um cálculode estimação do tamanho de uma amostra considerando o cálculo das proporções. Para escolher especificamente quais clientes fornecerão as informações necessárias para validade da pesquisa será aplicada outra técnica de amostragem probabilística, a amostragem aleatória simples, que através de uma tabela de números aleatórios pode-se definir quais clientes deveriam ser pesquisados.
A fim de compararqual o melhor regime de tributação da empresa será feita uma demonstração de resultados, aplicando as alíquotas adequadas a cada sistema comparando o lucro líquido da mesma no ano de 2011 contribuindo para cada um dos regimes.
Por fim, será feita uma pesquisa bibliográfica a fim de aprofundar os conhecimentos sobre o sistema tributário, as formas de tributação, os tipos de tributos, acontabilidade de uma empresa, etc.










6 DELIMITAÇÃO DO TEMA
6.1 Legislação Tributária
A legislação tributária é importante para o bom funcionamento empresarial, pois, através dela conseguimos identificar contribuições, impostos e taxas obrigatórias. Além disso, ela possibilita o conhecimento das regras e princípios da atividade tributária para a empresa.
Segundo Fabretti (2009, p....