Lucro para marx

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Painel Geral 2[1]
Lucro e taxa de lucro médio: os preços de produção


O lucro como forma mistificada de mais-valia; o preço de custo[2].

Ricardo divergiu de Smith ao distinguir radicalmente ovalor ou preço natural, imediatamente identificado com relações de troca, das parcelas distributivas, inclusive a taxa de lucro. Para Ricardo, o valor se determina à margem das relaçõesdistributivas, e, nesta medida, o custo pode ser inequivocamente expresso em trabalho, a despeito da existência de uma taxa de lucro do sistema.
A posição de Ricardo foi contestada por seus contemporâneos, porsupostamente fazer omissão do lucro na determinação das relações de troca. Entre outros, Malthus sustentou que o valor relativo das mercadorias deveria levar em conta o dispêndio de capital e o lucromédio. O trabalho seria no máximo uma medida imperfeita de valor e jamais, por si só, fonte de valor ou elemento explicativo das proporções de troca. Na formulação de Malthus, a intercambialidadeenvolveria o lucro contido nas mercadorias.
Ricardo contesta Malthus, mas são bem conhecidos seus embaraços ao explicar a determinação do valor relativo pelo trabalho, quando se consideram mercadoriasproduzidas com diversas combinações de capital fixo e capital circulante. Nesse caso, as variações na taxa de lucro afetariam o valor relativo das mercadorias, o que colide com a exclusividade do trabalhona determinação do valor. Embora retirasse em um primeiro momento o elemento capitalista da configuração da norma mercantil, dissociando valor e preço de custo (entendido como preço que leva em contaa taxa média de lucro), Ricardo hesitou ao tratar dos efeitos da mudança da taxa de lucro sobre capitais de distintas combinações de capital fixo e circulante.
Esse debate impregna a concepçãomarxiana de preços de produção, e de certo modo preside a apresentação do “problema da transformação”. Ao distinguir o preço de custo do valor, Marx pretendeu responder ao dilema ricardiano, sem fugir às...
tracking img