Lucrando com o lixo

[pic]

Universidade Federal Rural de Pernambuco

Unidade Acadêmica de Educação à Distância e Tecnologia

Licenciatura em Pedagogia

PCCC IV















PROJETO

LUCRANDO COM O LIXO



















Ipojuca

Dezembro/2012


PROJETO LUCRANDO COM O LIXO

MARIA DA CONCEIÇÃO DA SILVA ANDRADETrabalho apresentado ao Prof. Marcelo Martins Lanino, como requisito avaliativo para obtenção da nota parcial da 1ª V.A. da disciplina Prática como Componente Curricular – PCCC IV.


SUMÁRIO





1. INTRODUÇÃO ......................................................................................4

2. OBJETIVOS..........................................................................................5

3. PÚBLICO-ALVO ....................................................................................6

4. METODOLOGIA E RECURSOS UTILIZADOS .....................................7

5. RESULTADOS ESPERADOS ...............................................................8

6. REFERÊNCIAS.....................................................................................9






1. INTRODUÇÃO


Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCNs), Meio Ambiente e Saúde, a questão ambiental vem sendo considerada como cada vez mais urgente e importante para a sociedade, pois o futuro da humanidade depende da relação estabelecida entre a natureza e o uso pelo homem dosrecursos naturais disponíveis.
“É preciso fazer considerações sobre o lixo com importante arsenal de matéria a ser aproveitada, como composto orgânico, ou reciclada, e o problema da produção de materiais não-degradáveis” (PCN’s, 2001). Essa consciência já chegou à escola e muitas iniciativas têm sido desenvolvidas em torno desta questão, por educadores de todo o País.
Por estas razões,vê-se a importância de se incluir a temática do Meio Ambiente como tema transversal dos currículos escolares, permeando toda prática educacional, ainda citando o PCNs. Partindo desse princípio, o Projeto Lucrando com o Lixo, envolve diretamente o trabalho dos alunos com o meio ambiente em sua forma mais significativa para o homem, a sobrevivência humana.
A humanidade acordou para anecessidade de preservar o meio ambiente e impedir a destruição da própria espécie. Nunca os temas ambientais ocuparam tanto espaço na nossa sociedade: degradações ambientais, aquecimento global, falta de saneamento básico, falta de água, coleta de lixo, reciclagem, alterações climáticas, entre tantas outras.
Diante dessas discussões, a escola passa a redimensionar o seu papel na sociedade,promovendo uma educação preocupada com a formação de cidadãos mais conscientes com as problemáticas socioambientais e mais competentes para encontrar soluções.
O impacto causado na natureza, devido à produção e destinação desordenada de lixo, tem levado a sociedade a procurar alternativas para minimizar a degradação do nosso ambiente e promover o bem-estar da população. É preciso informar,alterar, sensibilizar, conscientizar os alunos para a necessidade de pensar no problema do lixo, nas formas e destino adequado, na reciclagem.
A proposta do presente projeto é fazer com que os alunos percebam que o lixo pode ser utilizado e, mais do que isso, pode ser lucrativo, quando tratado com respeito e seriedade.
O trabalho foi elaborado para atender às necessidades da ComunidadeEscolar Armínio da Paz, tendo em vista, a existência de um aterro sanitário muito próximo a Unidade de Ensino e, do qual, os pais dos discentes daquela comunidade já trabalharem com esse material reciclável.
Como papel sempre foi um artigo em abundância nas escolas, seja na sala de aula ou na administração, neste projeto, prevê-se, em primeiro lugar, uma explanação aos alunos sobre o tema...
tracking img