Luciola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de julho de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto

Lucíola
O livro Lucíola, de José de Alencar, é uma ficção urbana publicada em 1862. Relata ocotidiano e os costumes de uma sociedade Burguesa. O narrador é Paulo, também um dos personagens principais. Ao decorrer da narração, Paulo revive a emoção dosmomentos que passou com Lucíola, em uma história que é contada através de uma carta.
P1: Eu sou Lúcia, uma das personagens principais, passei por momentosdifíceis em minha família e com apenas 14 anos vi como solução, me prostituir, tomando o nome de Lucíola, para comprar remédios para os meus familiares que tinhamfebre amarela.
P2: Paulo vê Lúcia pela primeira vez no Rio de Janeiro, e sem conhecer sua verdadeira vida, apaixona-se por ela. Mas essa impressão se desfazna festa de Glória, onde ela é apresentada a Paulo, não como uma senhora, mas sim como uma mulher vivida.
P1: Tive vários amantes antes de conhecer Paulo, edepois que nós fomos apresentados, apenas Paulo passou a frequentar a minha casa , e após a segunda visita, Paulo deixa de lado o tratamento cortês que tinhacomigo e passamos a primeira noite juntos. Para mim Paulo era o caminho para chegar a salvação. Na tentativa de deixar a vida de cortesã para trás, me mudei parauma casinha no interior junto de minha irmã Ana. A minha redenção chega ao auge quando descubro que estou grávida e não aceito. Por causa da minha gravidezcomplicada e da minha decisão de na abortar, morro grávida.
P2: e Paulo, atendendo a um pedido de Lúcia, cuida de Ana até que ela se case.
tracking img